Teoria do Design

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As opções metodológicas conducentes ao cumprimento do programa da unidade curricular centrar-se-ão na seguinte estratégia pedagógica:
– Exposição oral centrada nos conteúdos previstos;
– Estudo e reflexão sobre teorias, obras e autores de referência.
A avaliação na unidade curricular decorrerá, por opção do aluno, das seguintes modalidades:
– Avaliação contínua;
– Exame.
A avaliação naquelas modalidades obedecerá a critérios que serão explicitados nos enunciados e/ou outros elementos apresentados, de acordo com as seguintes componentes e pesos:
AVALIAÇÃO CONTÍNUA
– Participação presencial – peso de 20% na avaliação global;
– Trabalho (de grupo) – peso de 30% na avaliação global;
– Teste – peso de 50% na avaliação global.
EXAME
– Domínio dos conteúdos programáticos – peso de 70% na avaliação global do exame;
– Capacidade de comunicação de ideias – peso de 30% na avaliação global do exame.

 

Resultados de Aprendizagem

3.1 Conhecer e compreender a evolução do design e as suas correlações teóricas.
3.2 Considerar o papel do design no âmbito de diferentes relações e dinâmicas interdisciplinares.
3.3 Interpretar o design nos planos conceptual, comunicacional e cultural.
3.4 Adquirir conhecimento e desenvolver competências de análise e reflexão no quadro teórico do design.

Programa

4.1 Design
4.1.1 Significância e definições de design
4.1.2 Conceptualização e domínios / variantes do design
4.1.3 Princípios fundamentais do design
4.2 Design e (inter)disciplinaridade
4.2.1 Design, arte e tecnologia
4.2.2 Discursos, morfologias e poéticas
4.2.3 Design e democracia
4.3 Design e complexidade
4.3.1 Globalização e design
4.3.2 Design, evolução e dialética
4.3.3 Mudança e gestão do design
4.4 Teoria do projeto em design
4.4.1 Projeto, desenho e desígnio
4.4.2 Metodologia(s) de projeto
4.4.3 Pesquisa em design

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Participação presencial - 20.0%
  • - Teste - 50.0%
  • - Trabalho (de grupo) - 30.0%
Exame
  • - Domínio de conteúdos programáticos - 70.0%
  • - Capacidade de Comunicação de ideias - 30.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Burdek, B. (2011). História, teoria e prática do design de produtos. Edgard Blücher.
Dormer, P. (1995). Os significados do design moderno. Centro português de Design.
Flusser, V. (2010). Uma filosofia do design: a forma das coisas. Relógio d’Água.
Heskett, J. (2005). El diseño en la vida cotidiana.Editorial Gustavo Gili, S.A.
Jullier, G. (2015). La Cultura del Diseño. Gustavo Gilli
Lidwell at al (2011). Princípios universales de diseño.Blume.
Patrocínio, G. & Nunes, J. (Orgs). (2018). Design & desenvolvimento – 40 anos depois. Blucher.
Megido, V. (Coord.) (2017). A revolução do design: Conexões para o século XXI. Gente Editora.
Moles, A. (1975). Teoría de los objetos. Editorial Gustavo Gili, S.A.
Moura, M. (2018). O design que o design não vê. Orfeu Negro.
Morteo, E. (2009). Diseño desde 1850 hasta la actualidad. Electa
Munari, B. (2015). Artista e Designer. Edições 70, 2.ª ed.