Uso, Manutenção e Segurança de Ferramentas

Conhecimentos de Base Recomendados

Nada a assinalar.

Métodos de Ensino

Ensino teórico-prático com forte componente prática a desenvolver na mata da ESAC (componente de ferramentas manuais) e no Centro de Operações e Técnicas Florestais (COTF – Lousã, Componente de motosserras e motorroçadoras).

Resultados de Aprendizagem

Conhecer as características e a utilização das diferentes ferramentas manuais utilizadas em Operações Florestais e na Defesa da Floresta Contra Incêndios (DFCI).
Saber executar operações de manutenção e reparação de ferramentas manuais utilizadas em DFCI e Operações Florestais.
Saber utilizar corretamente as diferentes ferramentas manuais em trabalhos de DFCI e Operações Florestais, de acordo com regras de segurança e eficácia.
Conhecer as características de funcionamento e aplicação da motorroçadora e da motosserra, de acordo com regras de segurança e de boas práticas florestais.
Saber executar operações de manutenção e reparação em motorroçadoras e motosserras.
Saber utilizar corretamente a motorroçadora e a motosserra em trabalhos de DFCI e Operações Florestais.

Programa

Módulo 1 – Trabalho com ferramentas manuais:

Caracterização das ferramentas: Pá, Pulaski, McLeod, Bate-fogos, outras ferramentas. Técnicas de remoção de combustíveis. Técnicas de abertura de linhas de segurança e contenção. Técnicas de abafamento da chama. Planeamento das operações e organização das equipas de DFCI. Regras de segurança. Conservação e manutenção das ferramentas.

Módulo 2:

Trabalho com motorroçadora:

Proteção e segurança no trabalho com motorroçadora. Tipo de órgãos de corte e sua utilização. Desmontagem e montagem do órgão arrancador da motorroçadora e sua manutenção. Afiação dos diversos orgãos de corte, peças sobresselentes. Preparação da mistura carburante. Limpeza de terrenos com silvas, mato e erva. Limpeza de povoamentos. Manutenção geral dos equipamentos. Deteção de avarias.

Trabalho com motosserra:

Caracterização dos equipamentos e máquinas a utilizar. Dispositivos de segurança da motosserra. Desmontagem e montagem da corrente de corte e arrancador da motosserra. Preparação da mistura carburante. Peças sobresselentes. Afiação da corrente. Cabos, estropos, roldanas e outros equipamentos auxiliares. Simuladores de abate e corte de ramos. Arranque e paragem da motosserra. Iniciação ao corte. Técnicas de abate. Abate, corte de ramos, traçagem e toragem. Utilização da motosserra em DFCI. Manutenção geral dos equipamentos. Deteção de avarias e afinação do carburador.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

AFOCELCA (sem data). Material de formação.

COTF – Centro de Operações e Técnicas Florestais. (2008). Conservação e manutenção de motosserras: AFN & AGRO 667

COTF – Centro de Operações e Técnicas Florestais. (2013). Conservação e manutenção da motorroçadora: ICNF.

COTF – Centro de Operações e Técnicas Florestais. (2013). Constituição e funcionamento da motorroçadora: ICNF.

COTF – Centro de Operações e Técnicas Florestais. (2014). Utilização da motorroçadora no trabalho florestal: ICNF.

Fernandes, J. (2013). Procedimentos de segurança na utilização de máquinas e equipamentos de exploração florestal: COTF – Centro de Operações e Técnicas Florestais – ICNF.

Lourenço, L.; Serra, G.; Mota, L.; Paul, J.J.; Correia, S.; Parola, J.; Reis, J. (2001). Manual de combate a incêndios florestais para equipas de primeira intervenção. Escola Nacional de Bombeiros. Cadernos especializados.