Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
– Componente teórica – exposição oral orientada para os conteúdos previstos, recorrendo sempre que possível a recurso multimédia.
– Componente prática – acompanhamento e orientação no trabalho dos alunos.
A avaliação na unidade curricular decorrerá, por opção do aluno, das seguintes modalidades:
– Avaliação contínua;
– Exame.
A avaliação naquelas modalidades obedecerá a critérios que serão explicitados nos enunciados e/ou outros elementos apresentados, de acordo com as seguintes componentes e pesos:
Avaliação contínua
– Trabalhos práticos – 100% da avaliação global
Exame
– Teste escrito: 30%
– Trabalhos práticos: 70%
Resultados de Aprendizagem
3.1 – Compreender os aspetos artísticos e históricos dos vitrais e mosaicos;
3.2 – Aprender o método tradicional de mosaico a partir da deposição indireta no papel (técnica de papel reverso);
3.3‐ Dominar os diversos procedimentos e técnicas no processo de desenvolvimento de um projeto de vitral, ou mosaico, que pressupõe um exercício crítico na metodologia de trabalho;
3.4‐ Conseguir ler criticamente mensagens visuais de origem diversificadas e representá‐las através dos processos artísticos, escolhendo os métodos ideais para a sua representação;
3.5‐ Ser criativo, autocrítico e capaz de fundamentar as suas escolhas baseando‐se em valores estéticos;
3.6 – Conhecer as regras de segurança a serem seguidas, ao trabalhar com vidro ou mosaico, e saber configurar o espaço de trabalho.
Programa
4.1 – VITRAL
4.1.1 – O vidro e as suas propriedades;
4.1.2 – Materiais e ferramentas;
4.1.3 – Preconceção: estudos gráficos, semiológicos e cromáticos;
4.1.4 – Conceção de vitrais pela técnica Tiffany (duas ou três dimensões), ou calha de chumbo (duas dimensões);
4.1.5 – O corte do vidro;
4.1.6 – Soldagem a estanho, patines e acabamentos;
4.1.7 – Segurança e proteção.
4.2 – MOSAICO
4.2.1 – A pedra e as suas características;
4.2.2 – Materiais e ferramentas;
4.2.3 – Preconceção: estudos gráficos, semiológicos e cromáticos;
4.2.4 – A profundidade com sombra e perspetiva;
4.2.5 – Corte das tesselas;
4.2.6 – Colas e cimento
4.2.7 – Montagem das tesselas na placa
4.2.8 – O rejunte e a limpeza da peça;
4.2.9 – Segurança e proteção.
Métodos de Avaliação
- - Frequência - 30.0%
- - Trabalhos práticos - 70.0%
- - Trabalhos práticos - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
– Beveridge, P.; Pascual, E. (2005). Mosaico, Editorial Estampa.
– Chavarria, J. (1998). O mosaico, Editorial Estampa.
– Cheek, M. (2011). Mosaic Craft – 20 Original Projects for the Home by Martin Cheek, Livros de pavilhão.
– Knapp, S. (1998). The Art of Glass: Integrating Architecture and Glass, Rockport Publishers.
– Shannon, G.; Torlen, P. (2006). The Stained Glass Garden – Projects & Patterns. Union Square & Co.
– Valldeperez, P. (2000). O vitral. Editorial Estampa.