Pós-Graduação em Ressonância Magnética

Objetivos do Curso

A constante evolução tecnológica da Imagem Médica proporciona diagnósticos cada vez mais rápidos e conclusivos. A Ressonância Magnética (RM) é a modalidade de imagem de eleição para o estudo do sistema nervoso central, músculo esquelético e cardíaco. Esta encontra-se em constante evolução permitindo a realização de aquisições rápidas, com grande qualidade de imagem, permitindo o estudo da anatomia e função. A RM utiliza radiação eletromagnética, e existem já em Portugal equipamentos com diferentes potências de campo que proporcionam a realização de novas sequencias e novos estudos. Esta Pós Graduação em Ressonância Magnética está planeado de forma a integrar conhecimentos clínicos e técnicos, conciliando os conhecimentos teóricos e práticos em várias tecnologias de equipamento.

Condições de Acesso e Ingresso

Licenciados em Imagem Médica e Radioterapia, Medicina Nuclear, Radiologia e Radioterapia ou equivalente legal Europeu.

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Língua Portuguesa

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

A Pós Graduação em Ressonância Magnética tem por objectivos proporcionar aos participantes:
Conhecimentos:
•   Ampliar os conhecimentos físicos da RM e da formação de imagem nas diferentes sequências;
•   Aprofundar conhecimentos que permitam a resolução de problemas em situações novas;
•   Aprofundar conhecimentos nos exames de rotina e avançados das diversas regiões anatómicas estudadas por RM

Aptidões:
•   Evidenciar as bases teórico-práticas que fundamentam o diagnóstico;
•   Desenvolver capacidades que permitam uma melhor racionalização e rentabilização dos equipamentos disponíveis;
•   Elaborar um raciocínio de concepção de imagem perante a situação clínica e a tecnologia disponível;

Competências:
•   Identificar pontos de melhoria na seleção de parâmetros de exposição de modo a aumentar a resolução temporal e espacial do procedimento;
•   Execução de exames por Ressonância Magnética avançados;
•   Facultar condições para a investigação, formação e troca de informação científica entre equipas multi-disciplinares;

Coordenador(es) do Curso