44.º aniversário festejado com homenagens e prémios a membros da comunidade

No dia 7 de julho, realizou-se a Cerimónia Comemorativa do Dia do Politécnico de Coimbra com o intuito celebrar o 44º aniversário da instituição. A Sala Afonso Henriques (Antiga Igreja) do Convento São Francisco em Coimbra encheu-se de convidados: elementos da comunidade do IPC, parceiros e amigos.

Na sessão de abertura, Jorge Conde, presidente do Politécnico de Coimbra, lembrou que no último ano o IPC iniciou o seu caminho pós-covid, integrando uma universidade europeia, voltando a matricular mais alunos – e, “particularmente, mais alunos estrangeiros” –, mais projetos de ligação à comunidade, mais projetos de internacionalização no âmbito da investigação, desenvolvimento e inovação. “No último ano, passámos a denominar-nos de Polytechnic University of Coimbra e a podermos lecionar o grau de doutor, naquela que foi uma vitória inequívoca de todo o ensino superior politécnico português e dos territórios onde nos inserimos, mesmo contra a vontade de muita gente que ocupa lugares de relevo na gestão do ensino superior. Estou certo que em Coimbra, mas também em todo o território onde os politécnicos se inserem, vamos ter instituições mais procuradas e mais capazes de criar inovação e desenvolvimento para as suas regiões”, garantiu.

Sobre o futuro, recordou os projetos em curso financiados pelo PRR: a construção de uma nova residência em Coimbra com mais 400 camas, logo que haja autorização da Câmara Municipal, a construção de uma residência com 100 camas em Oliveira do Hospital, a execução do projeto “Impulsionar as pessoas e o território”, que pretende formar milhares de pessoas, através de pós-graduações, microcredenciações e CTeSP, “tendo como objetivo tornar a região e o país mais capaz e mais competitivo”, e a construção de uma escola vocacionada para a formação de CTeSP. Referiu ainda as obras de melhoria a realizar em diversos edifícios ao nível da eficiência energética e das acessibilidades e anunciou a abertura de um novo polo de CTeSP na Bairrada, inserido nos concelhos da Mealhada e Anadia, bem como a possibilidade de abertura de outro no concelho de Arganil.

António Maria Rosa, representante das Associações de Estudantes do Politécnico de Coimbra, afirmou que “há 44 anos nascia uma instituição que se tornou uma referência, tanto no ensino superior como no desenvolvimento regional”.

Maria Manuel Leitão Marques, presidente do Conselho Geral do IPC, lembrou a conquista recente com a possibilidade de os Politécnicos atribuírem doutoramentos, bem como outros objetivos a atingir pelo IPC com “exigência máxima em todas as suas vertentes”, como são a retenção de alunos para o 2.º ciclo ou os resultados da investigação.

Presidente da Assembleia da República foi orador convidado

Convidado a proferir uma conferência na sessão comemorativa do IPC, Augusto Santos Silva, presidente da Assembleia da República, desenvolveu o tema “Ensino Politécnico” e afirmou que “o ensino politécnico hoje é uma parte fundamental do ensino superior português”, admitindo que Portugal precisa de um ensino superior «integrado e diversificado». Para Santos Silva um dos grandes trunfos dos politécnicos «é a amplitude do leque de formações oferecidas”.

Seguiu-se a atribuição dos Prémios do Politécnico de Coimbra, que destacam os méritos desportivo e científico e ainda o envolvimento social e cultural de membros da comunidade do IPC, sejam estudantes, diplomados há menos de um ano, docentes, investigadores ou profissionais não docentes. Este ano, os prémios apurados inserem-se nas categorias de Prémio Atleta, Prémio Ciência & Inovação, Prémio Sociedade e Prémio Inspirados pela Coragem. Estas distinções baseiam-se no reconhecimento, na valorização e na promoção do desenvolvimento regional e/ou nacional. Fruto de uma parceria, foi também atribuída uma bolsa de mérito ao diplomado do IPC cuja média de conclusão de Licenciatura foi a mais alta no ano letivo 2021/22, neste caso Henrique Camões, estudante da licenciatura de Gastronomia da ESEC.

A cerimónia contou depois com um tributo à História do Politécnico de Coimbra, em que foram homenageados docentes e trabalhadores não docentes aposentados e/ou com mais de 35 anos de serviço na instituição.

 

 

   

 

10.07.2023

 

Prémios do IPC 2023

Prémio Ciência & Inovação 2023 – Investigador: António José Dinis Ferreira, professor coordenador da ESAC;
Prémio Ciência & Inovação 2023 – Investigador Jovem: Nuno Filipe Veloso Dias, estudante da ESTeSC;
Prémio Sociedade 2023 – Natacha Catarina Correia Rua Perpétuo, estudante da ESEC;
Prémio Inspirados pela Coragem 2023: Maria Leonor Gomes Oliveira, estudante do ISCAC;
Prémio Atleta 2023: Alexandre Simões Conde, estudante da ESTeSC, atleta da modalidade de Futsal; Beatriz Vaz Fernandes, estudante da ESTeSC, atleta da modalidade de canoagem; Henrique de Barros Batista, estudante da ESTeSC, atleta da modalidade de rugby; Pedro Manuel Serrano Paletti Félix, estudante da ESAC, atleta de modalidades equestres.