Aposta na inovação pedagógica e na cocriação de inovação com a comunidade
O Politécnico de Coimbra tem em curso os projetos “Inovação Pedagógica – aprendizagem com base em processos de cocriação” e “Link Me Up – 1000 Ideias, sistema de apoio à cocriação de inovação, criatividade e empreendedorismo”, ambos exemplos de uma clara aposta da instituição na inovação pedagógica e na capacitação de professores e estudantes para a cocriação de inovação com a comunidade.
São dois projetos complementares que têm como principais objetivos, capacitar os docentes para a utilização de metodologias de inovação pedagógica baseadas em processos de cocriação de inovação (modelo Demola), através da facilitação de projetos envolvendo estudantes e empresas/organizações na resolução conjunta de desafios ou problemas reais da comunidade; formar para a criação e fortalecimento de ecossistemas de inovação a implementar no âmbito do processo educativo; promover a inovação, o empreendedorismo e o espírito empresarial através da capacitação de equipas multidisciplinares de estudantes.
Segundo Sara Proença, Pró-Presidente do Politécnico de Coimbra, “são dois projetos estruturantes no domínio da promoção de uma cultura de inovação aberta e colaborativa, baseada em metodologias de inovação pedagógica e no trabalho em rede, numa lógica de cocriação de valor”. Configuram-se como “instrumentos fundamentais para o incremento e sedimentação das relações institucionais e da colaboração academia-empresas”, afirma, proporcionando e potenciando oportunidades de aprendizagem aplicada aos estudantes, em contextos multidisciplinares e multiculturais, “melhorando assim os níveis de sucesso escolar e os indicadores de empregabilidade, inovação e empreendedorismo”, assegura a responsável.
As ações de capacitação dos dois projetos têm periodicidade semestral e irão decorrer ao longo dos próximos três anos (2021-2023), tendo a primeira edição arrancado em janeiro deste ano. Serão capacitados 120 professores e mais de 600 estudantes e estabelecidas parcerias com mais de 100 empresas e organizações da região, afirma Sara Proença.
Trata-se de uma iniciativa em rede, que agrega 13 instituições de ensino superior politécnico e diversos parceiros da rede de instituições de ensino profissional, e que tem o apoio financeiro do POCH e do COMPETE.