Arranca 20.ª edição do programa de promoção do empreendedorismo Poliempreende

O INOPOL Academia de Empreendedorismo lançou, no dia 28 de fevereiro, a 20.ª edição do Poliempreende – Start Up Your Idea, um programa que pretende incentivar a comunidade do Politécnico de Coimbra (IPC) a apresentar ideias de negócio inovadoras. O Auditório H1 da ESAC recebeu estudantes, docentes e investigadores para a sessão de abertura que contou com as intervenções de Sara Proença, diretora do INOPOL Academia de Empreendedorismo e coordenadora regional do Poliempreende, de Daniel Gomes, vice-presidente do Politécnico de Coimbra e com a palestra de José Pedro Moura, cofundador e CEO da Brands&Ninjas, que inspirou a audiência com a partilha do seu percurso empreendedor.

Na sua intervenção, Sara Proença, destacou a importância da promoção de uma cultura empreendedora nas instituições de ensino superior politécnico, referindo os três principais objetivos do Poliempreende: o desenvolvimento de competências empreendedoras, como a criatividade, a inovação, o espírito crítico e o trabalho em equipa, fundamentais para o sucesso dos estudantes no mercado de trabalho; a promoção de um espírito empreendedor no seio da comunidade académica; e a valorização e transferência do conhecimento e tecnologia criada no IPC para a sociedade. A responsável sublinhou ainda o percurso realizado pelo IPC no concurso nacional Poliempreende e os bons resultados obtidos nas participações, incluindo seis primeiros prémios desde a edição 2007/2008.

Já Daniel Gomes, vice-presidente do IPC, sublinhou a matriz politécnica enquanto fonte de “diferenciação, de inovação e de sentido empreendedor” e o esforço desenvolvido pelos docentes e pelos estudantes no percurso de sucesso desta iniciativa dentro da instituição. O responsável referiu-se ainda ao processo de alteração do RJIES que irá alterar a designação dos Institutos Politécnicos para Universidades Politécnicas em adesão à realidade europeia, passando a outorgar o grau de Doutoramento e podendo dar aos seus estudantes a plenitude de graus disponíveis no Ensino Superior nacional. “Conseguimos este movimento a nível nacional porque fomos empreendedores e porque sonhámos”, afirmou.

Durante a cerimónia foram ainda entregues os prémios referentes à 19.ª edição do programa. O 1º prémio foi atribuído ao Projeto “haPILLness”, que recebeu o valor monetário de 2.000€ e 6 meses de incubação virtual mais seis meses de incubação física no INOPOL. Fazem parte do projeto Sara Nunes, diplomada da ESAC, Pedro Vieira, diplomado da ESTeSC e Sofia Viana, docente da ESTeSC. O 2º prémio foi atribuído ao Projeto “Luxifer”, que recebeu o valor monetário de 1.500€ e seis meses de incubação virtual no INOPOL. Integram o projeto os estudantes do ISEC João Cardoso e João Ferreira e os docentes do ISEC Pedro Amaro e Cristina Agreira. O 3º prémio foi atribuído ao Projeto “ARMedLearn”, que recebeu o valor monetário de 1.000€ e seis meses de incubação virtual no INOPOL. Fazem parte do projeto os estudantes do ISEC Guilherme Pina, Mário Lourenço, Bruno Fonseca, Daniel Bravo e Miguel Costa.

A rede Poliempreende integra todas as instituições politécnicas do país, num total de 23 parceiros, englobando uma fase regional e uma fase nacional. A nível regional, o IPC promove um conjunto de iniciativas (visitas a empresas, ações de sensibilização, bootcamp de ideação, oficinas de capacitação e mentoring), que culminam na escolha do melhor projeto de negócio. Podem concorrer ao Poliempreende os estudantes, diplomados, docentes ou investigadores do Politécnico de Coimbra, que tenham uma ideia de negócio inovadora que queiram testar. A data-limite para submissão das ideias de negócio é 27 de março. Os vencedores recebem prémios monetários e oferta de incubação no INOPOL Academia de Empreendedorismo. O projeto vencedor no IPC concorrerá a nível nacional com os vencedores apurados nos restantes parceiros da rede, na Semana do Empreendedorismo que terá lugar no mês de setembro na Madeira.

01.03.2024