Arranca segunda edição do Projeto Link me UP – 1000 Ideias

Iniciou a segunda edição do projeto “Link Me Up – 1000 Ideias, no dia 26 de outubro, com uma sessão “kick off”, que contou com a participação de todos os intervenientes no projeto e as intervenções do presidente do Politécnico de Coimbra, Jorge Conde, e da diretora do INOPOL Academia de Empreendedorismo e coordenadora do Projeto Link me up, Sara Proença.

Este projeto de cocriação tem como objetivo promover ecossistemas de inovação e fortalecer a colaboração entre a academia e as empresas através da facilitação de projetos que envolvem equipas multidisciplinares de estudantes, professores e organizações/empresas na resolução conjunta de desafios ou problemas reais dessas entidades.

A segunda edição do projeto no Politécnico de Coimbra iniciou com a reunião de kick off realizada no passado dia 25 de outubro e decorre até 17 de dezembro, tendo a duração de oito semanas. Esta edição envolve 14 empresas/organizações desafiadoras (HearHint, Associação BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, Museu da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra, Nortempresa, Lda, Cordel Maneirista, 4iTEC, EcoX, DanCake Portugal, Câmara Municipal de Anadia, Noguiclima, AAC, Rangel – Logistics Solutions, Planycorpo, Epilart Coimbra), 75 estudantes e 18 facilitadores/docentes, tendo-se registado 135 candidaturas de estudantes.

Recorde-se que na primeira edição do projeto no IPC, que decorreu entre março e junho deste ano, foram apresentados 11 projetos de cocriação, tendo sido vencedora a equipa GRREC, que desenvolveu uma aplicação mobile para promover a entreajuda e economia circular na comunidade estudantil do Ensino Superior, através da troca ou doação de bens entre estudantes. A equipa, constituída por quatro estudantes do IPC, Marco Filipe e Nuno Correia (ESTeSC), Pedro Gaspar (ISEC) e Soraia Sousa (ISCAC) e a estudante do Politécnico de Portalegre Fernanda Bresciani, e tendo como parceiro a empresa Critical Software, conquistou ainda o terceiro lugar na primeira edição nacional do Concurso de Casos de Cocriação de Inovação Link Me Up.

Este é um projeto em rede que agrega 13 instituições de ensino superior politécnico e diversos parceiros da rede de instituições de ensino profissional, que irá decorrer ao longo de três anos, e que tem o apoio financeiro do COMPETE/Portugal 2020.

O projeto de cocriação de inovação aplica o modelo Demola, criado pela Demola Global, uma organização internacional que facilita projetos de cocriação entre instituições de ensino superior e entidades públicas e privadas, quer a nível local, quer a nível internacional, nascida em 2008, na Finlândia, e atualmente a operar em 18 países por todo o mundo.