Cantina do ISEC requalificada e com nova imagem
O edifício da cantina e cafetaria dos Serviços de Ação Social do Instituto Politécnico de Coimbra (SASIPC) no ISEC sofreu obras de requalificação profunda, neste ano letivo, ao nível das infraestruturas, sala de refeições e área técnica de cozinha, garantindo uma melhor qualidade do ambiente (sistema de ventilação, acústica e luminosidade), segurança e modernização dos seus equipamentos, para uma maior humanização dos espaços.
Após um semestre de decurso das obras, ganhou-se um espaço moderno e com uma nova imagem, mantendo os cerca de 220 lugares sentados, com a possibilidade de, a partir do próximo ano letivo, a nova sala ser disponibilizada para atividades de estudo fora do período de serviço de refeições, a gerir com o contributo da Associação de Estudantes do ISEC. Esta cantina serve refeições de almoço e jantar (mais de 60.000 por ano) envolvendo diariamente cerca de 20 colaboradores em escalas horárias distintas, de entre funcionários dos SASIPC (Ajudantes de cozinha e Cozinheiros) e estudantes ao abrigo do Programa BAAS (Bolsa de Atividades de Apoio Social).
A reabertura da cantina foi assinalada no dia 21 de maio, de forma simbólica, com um almoço que contou com a presença de 37 pessoas, entre dirigentes do IPC, das suas unidades orgânicas, de alguns serviços e das Associações de Estudantes.
Para esta Unidade dos SASIPC, pretende-se, como principais objetivos, promover a melhoria nutricional e qualidade das refeições, humanizar o espaço, diminuir os resíduos de plástico produzidos no âmbito da produção e serviço de refeições, separar os resíduos de plásticos, papel e vidro do lixo comum, melhorar os tempos de espera nas filas para atendimento nas linhas de self service das cantinas, entre outros.
A recém-criada Unidade de Alimentação Nutrição (UAN) promove a gestão operacional de valências de alimentação e nutrição vocacionadas aos estudantes do IPC. Esta Unidade dos SASIPC tem como missão proporcionar aos estudantes, e restante comunidade académica, serviços de alimentação, com elevada qualidade nutricional e nível de segurança alimentar, a preços sociais e serviços de alimentação em excelentes condições ambientais e físicas.
A reabertura decorreu de forma simbólica com um almoço realizado no dia 21 de maio
De acordo com João Lobato, administrador dos SASIPC, nos últimos quatro anos este serviço passou a assegurar a exploração direta das suas cantinas e da maioria das suas cafetarias com recursos humanos próprios, proporcionando “uma aposta constante na excelência dos seus serviços e num modelo de grande proximidade com a comunidade académica”. Esta Unidade, que abrange cinco cantinas e seis cafetarias, com uma oferta total de 1.100 lugares sentados, tem vindo a verificar um aumento constante da procura por parte da comunidade académica com um crescimento médio de refeições servidas, nos últimos três anos, de 14% ao ano, tendo chegado a um total de 175.000 refeições servidas em 2019 (85% almoços e 15% jantares).
Em maio de 2019, a comunidade IPC foi auscultada sobre a satisfação do serviço prestado nas cantinas dos SASIPC através de um inquérito eletrónico, distribuído aos estudantes, funcionários docentes e não docentes do IPC, e dos resultados verificou-se que 75% dos inquiridos têm uma avaliação positiva global em relação às refeições sociais servidas nas cantinas.
A UAN tem também desenvolvido, em associação com outras entidades internas e externas ao IPC, um conjunto de campanhas de promoção de uma alimentação mais saudável e sustentável, como por exemplo a redução de sal na confeção da sopa, a promoção do consumo de abóbora biológica, de fruta e de sumos naturais de laranja, a diminuição dos resíduos e sua correta separação, a redução do desperdício alimentar e prevenção de resíduos, entre outros.
Para João Lobato, um dos desafios do atual Plano Estratégicos do IPC é a melhoria e a requalificação do edificado dos espaços da ação social.
Ana Paula Baeta, UAN SASIPC
“Todos os dias a equipa da UAN dos SAS assume a missão de prestar um serviço centrado no estudante. Trabalhamos para garantir que os estudantes e restante comunidade do IPC tenham à sua disposição serviços de alimentação com elevados padrões de segurança, qualidade e sustentabilidade.”
Hiuram Antunes,
Docente ISEC
“Como ex-estudante do ISEC, ex estudante da BAAS (Bolsa de Atividades de Apoio Social) e atual docente, assistente convidado, no ISEC, considero de extrema importância a existência de um espaço de refeição/convívio onde todos os alunos, docentes e funcionários possam adquirir refeições saudáveis a um preço acessível.”
Ermelinda Muxango,
Encarregada da Cantina dos SAS IPC no ISEC
“A escola é uma segunda casa para os nossos alunos e, como tal, é importante que eles encontrem aqui o mesmo que nas suas casas. Neste sentido as obras vieram contribuir para lhes proporcionar o conforto e o bem-estar necessário, assim como um refúgio para estes anos que tanto exigem deles.”
Sandra Matias,
Cozinheira dos SAS IPC
“ Na minha opinião a remodelação e reabertura da cantina do ISEC reveste- -se da maior importância, na medida em que vem possibilitar aos SAS receber e servir com maior qualidade o público estudantil e os colaboradores que a frequentam.”
António Neves,
Cozinheiro dos SAS IPC
“Considero a cantina dos Serviços de Ação Social inserido no ISEC, favorecido pela sua boa localização e com serviço de almoços, jantares e cafetaria, uma mais-valia para os alunos e funcionários, salientando os vários fatores, desde a confeção ser elaborada no próprio local e no dia, com produtos frescos, passando pela boa qualidade da carne, verdura e todos os produtos congelados.
Os métodos de confeção – assar, cozer, grelhar e fritar – são feitos dentro do que nos caracteriza enquanto povo Português pelas nossas raízes, a cultura, os costumes e as tradições. Cada vez mais, os jovens alunos começam a ter em linha de conta o consumo de uma alimentação saudável e equilibrada nutricionalmente e apreciam as receitas locais, regionais ou nacionais praticadas naquele refeitório diariamente, associando tudo isto à melhoria das instalações do próprio refeitório no ISEC recentemente.”