Cinco AE tomam posse e apresentam objetivos para novo mandato
PEDRO FADIGA
Presidente da AE ESAC
22 anos
2º ano do Mestrado em Engenharia Agropecuária
Neste momento estamos perante algo sem precedentes no Ensino Superior. Cerca de um ano depois da declaração mundial de uma pandemia, acorre-me à memória o ano de 2020. Um ano marcado pela incerteza, o medo, pela solidão. Este fenómeno, acabou por tirar o melhor de nós, obrigando-nos a reinventar! Com esforço de todos começámos aquele que haveria de ser um grande feito da sociedade: a Digitalização.
Olhando pelo lado positivo de todo este processo, verificamos todas as fragilidades que existem ao nível da estrutura do nosso país. Ao nível da Saúde, do Setor social, e até mesmo do Ensino, despontaram à vista desarmada todas as desigualdades e incapacidades dentro do sistema. Mais perto de nós, a Ação Social foi uma a base imprescindível do garante da equidade de condições, não só de acesso, mas também de permanência no Ensino Superior. Enquanto Associação de Estudantes, consideramos ser um pilar fundamental à permanência de estudantes no ensino superior, acolhendo, integrando, acompanhando, defendendo e criando oportunidades formativas e de desenvolvimento de competências. Queremos ter sempre estes objetivos, seja em que contexto for. No entanto, tomámos a decisão de não realiza algumas atividades, e de adaptar outras. Aproveitaremos ainda para melhorar algumas condições de infraestruturas, para quando podermos voltar a conviver sem restrições, esta seja a melhor experiência de sempre. Isto levará a um grande reajuste no nosso orçamento de modo a apoiar os nossos objetivos!
SARA GOMES FERREIRA
Presidente da AE ESEC
20 anos
2.º ano da Licenciatura em Comunicação
Organizacional
Enfrentamos um período atípico, agravando ainda mais a incerteza do dia do amanhã, portanto apenas um plano, não basta. Devemos considerar a situação atual dos estudantes e perceber como chegar aos mesmos, apesar da distância a que nos é solicitada. Referindo, sobretudo, os meios de comunicação, a opção mais proveitosa para criar uma maior proximidade com os alunos. Assim, possibilitando atingir o objetivo principal em querer que os estudantes se sintam ouvidos, apoiados e informados perante as necessidades dos mesmos. Em função do contexto, existem imensos desafios perante este longo caminho que por aí vem. É uma questão de adaptação e superação destes obstáculos que se vão colocando. Neste caso, priorizámos os meios de comunicação e o desenvolvimento de atividades nos mesmos, com o propósito de preservar um ambiente de integração e apoio mútuo. Não se pode deixar em branco o impacto visível na comunidade e manter o contacto é algo a sublinhar. À vista disso, ao elaborar atividades ou eventos online, seja no âmbito de desporto, ação social e ambiente, ERASMUS, pedagogia e empregabilidade, acaba por gerar uma certa dinâmica necessária no dia a dia de um estudante.
Independentemente das dificuldades que possam vir a aparecer, irão ser feitas as adaptações possíveis e necessárias. Todavia, em caso de alteração, temos outros planos para se colocarem em prática. Anseio que este mandato seja capaz de superar as expetativas, como também um futuro de volta à normalidade, tendo sempre os pés em terra e com consciência da realidade. Até lá, desejo a toda a comunidade a continuação de um bom ano e que se mantenham todos em segurança.
GUILHERME MACHADO
Presidente da AE ESTGOH
20 anos
3.º ano da Licenciatura em Gestão
Como Associação de Estudantes, o peso de responsabilidade que temos para com os alunos e para com a própria escola é elevado, por isso, o trabalho e atenção de todos os envolventes neste projeto é muito importante para que tudo resulte.
O principal objetivo para este mandado é, não só continuar o bom trabalho da anterior Associação de Estudantes, como também apoiar os novos estudantes de forma a não se sentirem desamparados nesta nova fase, tendo em conta que a grande maioria vem de fora de Oliveira do Hospital. Ouvir os estudantes é outro objetivo que queremos ter em conta, como forma de ajudar e melhorar aquilo em que se sentem condicionados. Com a pandemia torna-se mais complicado realizar várias coisas pois a presença fica condicionada. Tentamos, assim, demonstrar que estamos na mesma presentes para o que for preciso e sempre dispostos a ouvir os estudantes da escola, mesmo que seja de forma online. Salientamos também que, apesar de estarmos nesta fase menos boa, fazemos com que os problemas que aparecem no caminho dos estudantes sejam tratados da melhor forma possível e com toda a atenção e condições merecidas.
Queremos ser uma Associação de Estudantes presente para todo o meio escolar envolvente, especialmente, nesta fase pandémica que o país está a passar. Em suma, todo o nosso trabalho está orientado para o bem-estar de toda a comunidade estudantil da ESTGOH para que em conjunto possamos evoluir no maior número de aspetos possíveis.
CRISTINA TRIGUEIRO
Presidente da AE ESTeSC
22 anos
4º ano da Licenciatura em Saúde Ambiental
Foi com sentido de responsabilidade e convicção que no dia 13 de janeiro, do presente ano civil, tomamos posse como Novos Órgãos Sociais da Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (AE-ESTeSC), como Lista RRumo ao Teu Futuro, reinventamos o presente.
Constituímos uma equipa motivada, visionária e coesa com representatividade em todas as Licenciaturas ministradas na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC), acreditando que na diversidade se constrói a unidade.
Temos como objetivos para o mandato 2021, representar e defender os interesses dos Estudantes da ESTeSC, assim como, progredir e dotá-los de mais formação cívica, científica, humana, cultural e desportiva. Apostar na proximidade entre a comunidade escolar e a AE-ESTeSC, e ainda à realidade socioeconómica, política e cultural em que estamos inseridos. Temos ainda, como mote os Estudantes da ESTeSC, pois acreditamos que além de formar profissionais de saúde estamos também a formar pessoas.
Neste mandato a palavra de ordem será: REINVENTAR! E esse será, para nós, o maior desafio, manter a inovação demonstrada em mandatos anteriores e fazer sempre Mais e Melhor, Por Ti, Para Ti em mais um ano atípico em que tudo é incerto. Somos uma equipa resiliente que ambiciona sempre mais e mais e dessa forma daremos sempre o nosso melhor. Sabemos que não será um ano fácil e que muitos obstáculos irão surgir, mas acreditamos que juntos iremos marcar pela diferença.
A pandemia irá influenciar o modo como executamos o nosso Plano de Atividades, mas nunca tirará o foco, que são os Estudantes da ESTeSC. Pois, “Coimbra é a Cidade que entrou dentro de ti, Cidade sem ter idade os sonhos nascem aqui”.
NUNO MENDES
Presidente da AE ISEC
24 anos
3º ano da Licenciatura em Engenharia Mecânica
Neste mandato propomos novos objetivos para assegurar um futuro de qualidade à comunidade estudantil do ISEC, através do aumento de exigência e defesa dos interesses dos estudantes a nível da inovação pedagógica, ação social, política educativa e integração na sociedade.
O ensino politécnico orgulha-se de ter uma componente fortemente prática, pelo que, é primordial que a gestão e planificação deste não cause entropias na obtenção de conhecimentos fulcrais na ligação aluno-mercado de trabalho. Existem dificuldades acrescidas no que à ação social diz respeito e é imperativo que se lute por melhores condições de alojamento, que se aperfeiçoe e acelere o processo de atribuição de bolsas, bem como melhorar o serviço de alimentação. Com a pandemia, a integração dos novos alunos no ensino superior deve ser vista como um problema atual. Os alunos encontram dificuldades de adaptação na sua instituição e na interação com a própria comunidade estudantil. Este facto pode causar desmotivação e levar a um aumento exponencial do abandono escolar.
Estamos cientes das dificuldades que iremos atravessar para dar continuidade às atividades presenciais vindas a desenvolver em anos anteriores. De forma a conservar atividades imprescindíveis como por exemplo, a FENGE, optámos por retardar a realização para uma época propícia à realização presencial. De modo a preservar e a realizar novas atividades adaptadas à atual situação, iremos optar pelo formato online utilizando plataformas que nos permitam desenvolver os projetos programados para a comunidade estudantil.
In Jornal do IPC n.º 12