Debate no Brasil sobre o futuro da agricultura com mais de 700 participantes

Mais de 700 pessoas, entre agricultores, estudantes e investigadores, participaram no 1º Congresso Internacional de Agricultura, Inovação e Sustentabilidade do Amazonas, coorganizado pelo Politécnico de Coimbra, enquanto parceiro da aliança europeia UNIgreen, o Governo do Estado do Amazonas, a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas e o Núcleo de Relações Internacionais do Amazonas (NURIAM).

Durante dois dias, 10 e 11 de abril, o Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, em Manaus, foi palco de um evento que debateu os principais desafios da agricultura, nomeadamente, como as práticas agrícolas podem ser transformadas para preservar o meio ambiente, otimizar recursos naturais e, ao mesmo tempo, garantir o aumento da produtividade, reunindo investigadores, profissionais, académicos e especialistas no debate sobre novas abordagens e soluções tecnológicas inovadoras que atendam aos desafios enfrentados pela indústria agrícola.

Para o presidente do Politécnico de Coimbra, Jorge Conde, foi um evento muito importante para a instituição e para todos os parceiros, porque permitiu ligar universidades europeias, que estão dedicadas a agricultura sustentável, biotecnologia e ciência de vida, à realidade desta área no Brasil, onde os setores da sustentabilidade e da agricultura assistem a um grande desenvolvimento. “Viemos aprender o que está a ser feito no Amazonas e trazer também os nossos conhecimentos para compartilhar experiências entre a Europa e o Brasil”, explicou Jorge Conde.

Para a organização do Congresso, a iniciativa foi um sucesso com 59 trabalhos submetidos para comité científico, com apresentação nas salas temáticas, além da participação de mais de 700 pessoas. Da parte do IPC, foram apresentados 19 trabalhos científicos – 10 em formato oral e 9 em poster -, reforçando a presença da instituição no debate global sobre a sustentabilidade agrícola, reafirmando o seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade no setor agrícola e promovendo a investigação aplicada que contribui para um futuro mais sustentável.

O Programa do evento incluiu três Conferências – “Mudanças Climáticas e Produção Agrícola”, “Inovação e Tecnologia na Agricultura” e “Desafios para a Agricultura Sustentável no Século XXI”, bem como discussões e apresentações distribuídas por diversos grupos temáticos relevantes, como sejam a Governança Responsável, o Uso da Terra e Mudanças Climáticas; Tecnologia, Qualidade e Segurança Alimenta; Política Agrícola e Rural, entre outros.

Na sessão de abertura teve ainda lugar a assinatura de um protocolo de colaboração entre os Institutos Politécnicos de Coimbra, Castelo Branco e Guarda com o NURIAM, que visa a colaboração conjunta em programas de mobilidade de estudantes e investigação conjunta.

 

 

 

   

 

 

15.04.2025