Diplomados recebem Cartas de Curso em dia de festa

Realizou-se no dia 25 de junho a Cerimónia da Entrega das Cartas de Curso do Politécnico de Coimbra, no campus da Escola Superior Agrária Coimbra (na zona adjacente ao ginásio do IPC e ao campo de rugby). Após o interregno provocado pela pandemia, homenagearam-se os diplomados dos anos letivos 2018/19, 2019/20 e 2020/21, com a entrega das respetivas Cartas de Curso.

“Hoje comemoramos o dia de formatura para um alargado grupo de diplomados no Politécnico de Coimbra. Depois de três anos sem podermos realizar este evento, voltamos hoje a fazê-lo”, referiu Jorge Conde, presidente do Politécnico de Coimbra, agradecendo aos presidentes das seis escolas “pela participação nesta ideia de nos reunirmos todos, a celebrar a nossa instituição, que queremos cada vez maior e mais forte”.

Dirigindo-se aos alunos que receberam as cartas de curso, o presidente do Politécnico afirmou que “a vida académica das mulheres e dos homens de sucesso dificilmente termina. Estudar tornou-se um exercício e uma obrigação, presente por toda a vida. Porque o mundo, a ciência e a tecnologia mudam a cada segundo e só se o conseguirmos acompanhar, seremos felizes no universo profissional para que nos preparámos”, concluiu.

Aos 300 diplomados que estiveram presentes, o presidente do IPC dirigiu palavras de incentivo e de reflexão. “Aqui no Politécnico de Coimbra, numa das suas escolas: na Agrária, na ESEC, na ESTGOH, na ESTeSC, no ISCAC, no ISEC, preparam o vosso futuro”, disse Jorge Conde. “Espero sinceramente que aqui no Politécnico de Coimbra, nas nossas escolas, tenham aprendido a serem felizes e verdadeiros, a questionarem-se, a serem fiéis, acima de tudo, aos vossos princípios, aos vossos valores e aos vossos desejos… a perseguirem os vossos sonhos e as vossas paixões… que daqui tenham levado a vontade de fazer, de mudar, de mudar sempre que isso vos traga sonho e felicidade”, enfatizou o presidente do IPC.

Na sessão, em que estiveram presentes os presidentes de cinco escolas do IPC (Alexandre Silva, Graciano Paulo, Mário Velindro, Rui Amaro e Rui Antunes) e a vice-presidente da escola de Oliveira do Hospital (Paula Coelho), Jorge Conde pediria ainda aos diplomados que o ajudem a engrandecer o IPC, mantendo-se ligados à instituição, nomeadamente na qualidade de Alumni.

Já José Sousa, representante das associações de estudantes do IPC, convidou os diplomados a regressar: “Esta será sempre a vossa casa, voltem sempre que quiserem, para estudar, investigar, estabelecer parcerias, ou simplesmente porque a saudade apertou e querem rever os vossos professores, os funcionários ou reviver os momentos aqui passados”.

O evento foi aberto à família e amigos dos diplomados que desejaram estar presentes neste momento especial.

A organização do evento disponibilizou ainda um espaço de snack e convívio com animação musical, dinamizado pelas Associações de Estudantes das Escolas do IPC, aberto a todos os participantes.