Candidaturas ao Ensino Superior iniciam a 7 de agosto

Chegado o momento de os futuros estudantes do Ensino Superior escolherem os cursos da sua preferência para o próximo ano letivo, ex-alunos dão o seu testemunho sobre a experiência vivida nas escolas e institutos do Politécnico de Coimbra e da importância da mesma na sua vida profissional e pessoal.

Tendo em consideração a decisão do Conselho de Ministros de 9 de abril de 2020 relativamente às medidas excecionais e temporárias de resposta à pandemia da doença COVID-19 no âmbito dos ensinos básico e secundário, que introduzem alterações ao calendário fixado para a realização dos exames finais nacionais, a calendarização prevista para o Concurso Nacional de Acesso de 2020 (CNA2020) e decorrerá de acordo com as seguintes datas:

 

1 – Fase do CNA2020:
Apresentação da candidatura– de 7 a 23 de agosto;
Divulgação dos resultados – 28 de setembro;
Matrícula e inscrição nas instituições de ensino superior dos candidatos colocados – 28 de setembro a 2 de outubro;

 

2 – Fase do CNA2020:
Apresentação da candidatura – de 28 de setembro a 9 de outubro;
Divulgação do resultado – 15 de outubro;
Matrícula e inscrição nas instituições de ensino superior dos candidatos colocados – 15 a 19 de outubro;

 

3 – Fase do CNA2020:
Apresentação da candidatura – de 22 a 26 de outubro;
Divulgação do resultado – 30 de outubro;
Matrícula e inscrição nas instituições de ensino superior dos candidatos colocados – 30 de outubro a 3 de novembro.

Recorde-se que o acesso ao ensino superior público é objeto de um concurso nacional organizado anualmente pela Direção-Geral do Ensino Superior – DGES, em coordenação com a Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior – CNAES, Instituições de Ensino Superior – IES e Direção- Geral da Educação – DGE/Júri Nacional de Exames – JNE, sob a supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – MCTES.

O Concurso Nacional de Acesso (CNA) representa 77% dos ingressos nos ciclos de estudo de formação inicial no ensino superior público (i.e., cerca de 45 mil estudantes), sendo o restante ingresso distribuído pelos concursos especiais para maiores de 23 anos, titulares de cursos médios e superiores, titulares de Curso de Especialização Tecnológica (CET) e Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP), estudantes internacionais, mudanças de par instituição/curso e regimes especiais, incluindo os novos concursos especiais para estudantes com ensino secundário por via profissional (a partir de 2020/21).

“Curso diferenciador que abre portas para o mercado”

Jorge Marinheiro
Música
(ESEC)

Jorge Marinheiro<br class= Música
(ESEC)">

Licenciado em Música, Ramo de Tecnologias de Música pela ESEC, divide a sua vida profissional entre o ensino e como pianista. É Professor Assistente Convidado na ESEC nos cursos de Estudos Musicais Aplicados, Teatro e Educação e Comunicação e Design Multimédia. É também professor na Academia de Música de Coimbra.

 

Quais os pontos fortes do curso?

Ser um curso muito prático, com componente forte na Prática Vocal e Instrumental. É um curso diferenciador que abre portas para um mercado importante, o dos músicos profissionais no campo das tecnologias da música ou em contextos especiais de intervenção prática.

 

Há alguma experiência, enquanto aluno da ESEC, que gostasse de destacar?

Tive oportunidade de colaborar como pianista numa produção do Teatrão, o “Single Singers Bar”, encenada por Dagoberto Feliz. Criei uma banda sonora para um vídeo com fotografias de recuperação do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e integrei a visita dos alunos finalistas à Musikmesse, em Frankfurt.

“Um ensino de grande qualidade”

Gil Feio
Engenharia Agropecuária
(ESAC)

Gil Feio<br class= Engenharia Agropecuária
(ESAC)">

Licenciado em Engenharia Agropecuária pela ESAC e inscrito no Mestrado de Gestão Ambiental. Ex-Presidente da Associação de Estudantes. Trabalha na Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC), na Divisão de Apoio à Agricultura e Pescas, na área do controlo fitossanitário. É formador na área da Agricultura Biológica.

 

Em que medida a ESAC contribuiu para o teu sucesso profissional?

O fator mais importante foi ter tido um ensino de grande qualidade, com uma forte componente prática; o relacionamento existente no seio da comunidade escolar; a diversidade enorme no que respeita às áreas de exploração da ESAC, que permitiram a aplicação dos conhecimentos adquiridos no terreno e aliar a componente teórica à prática.

 

Três razões para escolher a ESAC:

A qualidade do ensino, assente num corpo docente altamente qualificado; A diversidade de opções que a Escola oferece; O facto de ser a Escola Superior Agrária mais antiga que, no entanto, soube acompanhar a evolução técnico- científica nas diferentes vertentes de formação.

“Um dos melhores cursos de Gestão de Empresas do país”

Zinayda Mandinga
Gestão de Empresas
(ISCAC)

Zinayda Mandinga<br class= Gestão de Empresas
(ISCAC)">

Zinayda Mandinga, natural de São Tomé, licenciada em Gestão de Empresas desde 2018, recorda com muita saudade e gratidão a sua passagem, ou melhor, o seu crescimento e vivência, na Coimbra Business School | ISCAC. Escolheu a Coimbra Business School| ISCAC porque sempre quis estudar em Coimbra e porque tinha a referência de que esta escola tinha um dos melhores cursos de Gestão de Empresas do País.

Foram anos de muitas mudanças e de alguns obstáculos, que foram sendo ultrapassados graças à preciosa ajuda dos Serviços de Ação Social do Politécnico de Coimbra, e mais concretamente da Assistente Social da escola, que teve um papel fundamental, ativando todos os mecanismos de ajuda possíveis para a sua continuidade no curso. Apesar das dificuldades, e de ter sido mãe enquanto estudante da escola, a verdade é que Zinayda nunca baixou os braços, esforço e empenho esses que lhe valeram o Prémio da Glassdrive (prémio atribuído anualmente, pela empresa, ao melhor aluno a beneficiar de apoio social), no valor de uma propina anual, pelos resultados obtidos. À Zinayda a Coimbra Business School | ISCAC agradece o exemplo e a inspiração.

“Temos professores que são excelentes”

Catarina Costa
Administração e Marketing
(ESTGOH)

Catarina Costa<br class= Administração e Marketing
(ESTGOH)">

Catarina Costa não teve dúvidas quando escolheu seguir Administração e Marketing na ESTGOH. Sempre teve interesse nesta área, ao que acresce a influência de familiares que já estavam ligados ao marketing, publicidade e relações públicas. Para Catarina Costa, ficar em Oliveira do Hospital foi a opção acertada. Concluída a licenciatura, “sentimos que somos capazes de ingressar no mundo de trabalho, pelo facto de termos professores que são excelentes, ensinam e transmitem de forma a fazer de nós os melhores”.

A ex-aluna salienta ainda o facto da ESTGOH ter uma elevada taxa de empregabilidade.

Quanto ao estágio realizado na ESTGOH, foi a primeira experiência no “mundo do trabalho” e foi “sem dúvida bastante enriquecedora, quer a nível pessoal quer a nível profissional”. Catarina Costa decidiu voltar a estudar e apostar na formação, a decisão foi (não podia deixar de ser) voltar à ESTGOH e ingressar no Mestrado em Gestão de Negócios.

Encontra-se a exercer funções nos Recursos Humanos no Município de Oliveira do Hospital.

“A área da saúde sempre me fascinou”

Cátia Costa
Audiologia
(ESTeSC)

Cátia Costa<br class= Audiologia
(ESTeSC)">

O que te levou a escolher Audiologia?

A área da saúde sempre me fascinou, por nos conferir o poder de melhorar a qualidade de vida de alguém e por ser uma área desafiante.

Correspondeu às expectativas?

Na verdade, superou! O curso é muito completo, com uma forte componente prática, permitindo contactar com todas as faixas etárias, a nível de rastreio, diagnóstico, reabilitação auditiva e vestibular. No 4º ano temos vários estágios curriculares, em meio hospitalar e em clínicas, e ainda a possibilidade de realizarmos estágios internacionais.

Qual a melhor memória que guardas?

Aquela que ressalta é o dia de apresentação da investigação de final de licenciatura. Um dia de grande ânsia, porém, o dia em que percebemos que o nosso empenho é reconhecido e estamos aptos para “voar” sozinhos.

Como correu a entrada no mercado de trabalho?

Um mês depois de terminar o curso integrei o projeto pioneiro Amplifon Academy. Atualmente exerço Audiologia, conciliando o diagnóstico com a reabilitação auditiva, sentindo-me realizada profissionalmente!

“Encontras cursos atuais com saída profissional”

António Simões
Engenharia Informática
(ISEC)

António Simões<br class= Engenharia Informática
(ISEC)">

Qual o seu percurso profissional?

O meu percurso profissional começa como técnico de telecomunicações ferroviárias, que após o meu percurso académico no ISEC como trabalhador- estudante, passou a ser técnico superior de telecomunicações rodoferroviárias. Atualmente sou Engenheiro na Infraestruturas de Portugal e trabalho com uma rede nacional de videovigilância e controlo de acesso, com milhares de equipamentos ao serviço de Portugal.

Em que medida o ISEC contribuiu para o seu sucesso profissional?

O ISEC preparou-me para ter uma visão prática e sistemática da realidade, focada na solução de problemas reais. Assim como me muniu com a capacidade de analisar e organizar muita informação em pouco tempo, permitindo- me adaptar rapidamente à evolução do conhecimento e do mundo empresarial.

Enumere 3 razões para escolher o ISEC.

No ISEC encontras cursos atuais, bem estruturados, com saída profissional, lecionados por professores fantásticos e tudo isto numa cidade acolhedora e bela que é Coimbra.