Estudantes das Residências aprendem como atuar em caso de incêndio
Com a finalidade de promover a eficiência de atuação em caso de emergência nas Residências dos Serviços de Ação Social (SAS) do Politécnico de Coimbra (IPC), realizou-se uma ação de sensibilização dirigida aos alunos que representam o papel de Delegados em cada uma das alas das referidas residências. O objetivo foi dotá-los de conhecimentos que os tornem aptos a agir em situações de incêndio, nomeadamente em caso de necessidade de manuseamento de extintores.
A iniciativa foi promovida pelo Serviço de Saúde Ocupacional e Ambiental do IPC, em conjunto os Bombeiros Sapadores de Coimbra.
A ação teve uma vertente teórica, onde foram abordadas informações relevantes para todos os cidadãos que tenham, alguma vez, que lidar com extintores, como: tipos de extintores, classes, validade, localização (em altura, distância do chão, posicionamento nos corredores, posição do manómetro, altura da placa sinalizadora, entre outras) e, até mesmo, os momentos em que podem ser utilizados. Os comportamentos mais adequados a adotar em situação de incêndio foram também destacados pelos formadores, destacando-se: não ligar interruptores nem isqueiros na presença de cheiro a gás ou fumo, caminhar rente ao chão, avaliar a temperatura das portas com as costas da mão para prevenir eletrocussão, dar o alarme antes de tomar qualquer iniciativa de combate ao incêndio, usar o extintor “de baixo para cima”, nunca virar as costas ao foco de incêndio e manter a vigilância, mesmo quando, aparentemente, já está extinto.
Entre outros assuntos abordados que, sem dúvida, podem fazer a diferença na vida de todos, a ação incluiu ainda uma vertente prática onde cada um dos formandos teve oportunidade de experimentar os extintores numa situação de incêndio simulada, colocando à prova os conhecimentos adquiridos.
De acordo com Ana Ferreira, vice-presidente do Politécnico de Coimbra, esta iniciativa, à semelhança da já realizada com os trabalhadores dos Serviços Centrais do IPC, surgiu com a finalidade de “dotar os estudantes que habitam nas residências do Politécnico de Coimbra do conhecimento necessário para que saibam como atuar em caso de incêndio e, assim, serem agentes determinantes na prevenção de proporções maiores que uma situação destas possa tomar”, ressalvando que se trata de algo que ninguém deseja que aconteça, mas que, enquanto sociedade, “devemos todos estar alerta e saber como atuar perante situações de emergência”.
As ações realizaram-se das Residências dos SAS IPC, no passado dia 20 de novembro, pelo Subchefe Principal dos Bombeiros Sapadores de Coimbra Carlos Tomás e pelo Bombeiro Sapador Marco Tomás, ambicionando-se, ao longo do tempo, alargar esta iniciativa, gradualmente, à restante comunidade do Politécnico de Coimbra.