III ÀCORDA divulga cordofones tradicionais portugueses

Decorreu no dia 10 de outubro, no Centro Cultural Penedo da Saudade, o III ÀCORDA – Encontro de Cordofones Tradicionais Portugueses. Dadas as várias contingências resultantes do atual estado pandémico nacional e internacional, sobrepondo-se a todos os esforços realizados pela Comissão Científica organizadora e seus parceiros, o Programa do III ÀCORDA foi substancialmente reduzido, segundo a diretora cultural do Politécnico de Coimbra, Cristina Faria. “Não quisemos, no entanto, deixar passar em claro, um ano que fosse, a demonstração desta vontade de que o ÀCORDA seja um evento que, anualmente, deseja contribuir para a divulgação dos cordofones tradicionais portugueses, com especial ênfase para a viola toeira”, referiu a responsável.

Abriram o Encontro os representantes dos Coorganizadores: a coordenadora do projeto EcoMusic (universidade de Aveiro), Rosário Pestana, o coordenador da Cátedra UNESCO «Património imaterial e saber fazer tradicional» da Universidade de Évora, Filipe Themudo Barata; o diretor da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra, Francisco Paz, em representação da vereadora da Cultura da mesma edilidade, e o presidente do Politécnico de Coimbra, Jorge Conde.

O programa do encontro contou com uma conferência intitulada “Meu território é outro…faço parte da manada que corre para o impossível!”, por Filipe Themudo Barata, e uma Conversa com Miguel Luís: “Construir e tocar viola toeira”, com moderação de Rui Marques.

Inserida neste III ÀCORDA foi inaugurada a exposição «Viola Toeira em Coimbra: artes de fazer e de tocar» que estará patente no Centro Cultural Penedo da Saudade, até 5 de novembro de 2020.