Inauguração da sede da P.A.J.E. no campus do Politécnico de Coimbra

Foi inaugurada a sede da P.A.J.E. – Plataforma de Apoio a Jovens (Ex)Acolhidos – no campus de Bencanta do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), em São Martinho do Bispo no passado dia 2 de abril. O novo espaço foi desenvolvido com o intuito de ser utilizado no desenvolvimento de trabalhos científicos, desde logo o primeiro estudo sobre trajetórias de pós acolhimento em Portugal.

“Este espaço, no campus do IPC, é relevante para o desenvolvimento de candidaturas da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e de parcerias, como com o Iscte – Instituto Universitário de Lisboa e o Instituto de Segurança Social. O espaço revela-se ainda importante para o desenvolvimento de candidaturas de eventuais aprovações de Erasmus, com parceiros de Espanha e de Itália”, explica João Pedro Gaspar, Presidente da Direção da P.A.J.E., que esteve ontem presente na cerimónia.

Acrescenta ainda que “a sede será aproveitada para acolhimentos de emergência, permitindo ainda colocar em prática o projeto Semana (Real)izada, que consiste em convidar jovens acolhidos de 18 ou mais anos a passar uma semana em Coimbra, de forma independente e autónoma, de modo a testarem as suas competências e a gerirem o seu quotidiano, distanciados do apoio habitual das casas de acolhimento”.

O presidente do IPC, Jorge Conde, declara que “com a cedência deste espaço à P.A.J.E, o Politécnico de Coimbra quer contribuir para uma missão importante de solidariedade e cumprir o seu papel de responsabilidade social enquanto instituição de ensino superior. Sendo a P.A.J.E uma instituição que apoia jovens na idade em que podem ser candidatos ao ensino superior, mais razões temos para participar neste projeto”.

Sobre a Plataforma P.A.J.E.

Trata-se de uma associação sem fins lucrativos, cuja missão social é orientar, apoiar e formar jovens com vivência de acolhimento residencial, promovendo uma autonomização bem-sucedida, a inclusão social e transições favoráveis, nomeadamente para a vida ativa e para o mercado de trabalho e que recebeu o Prémio Direitos Humanos 2023, atribuído pela Assembleia da República.

03.04.2024