IPC disponível para acolher estudantes e docentes ucranianos

O Politécnico de Coimbra está disponível para receber estudantes, docentes e investigadores provenientes da Ucrânia em situação de emergência em virtude da guerra naquele país. O IPC adere assim à iniciativa de cooperação e de apoio aos estudantes refugiados da Ucrânia do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) e da Agência Nacional ERASMUS+.

À semelhança da Plataforma Global para os Estudantes Sírios, foi criada uma plataforma para acolher estudantes provenientes da Ucrânia que poderão ingressar nos seus ciclos de estudo e concluir a sua formação em Portugal, bem como professores e investigadores para que possam continuar aqui o seu trabalho.

Segundo Daniel Gomes, vice-presidente do IPC, o Politécnico de Coimbra enviou uma missiva de apoio às instituições de ensino superior parceiras ucranianas, manifestando “o total repúdio” à invasão Russa e disponibilizando um número de contato para qualquer emergência.

Destaca ainda a iniciativa da Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra (ESEC-IPC) que está a oferecer 30 vagas do Curso Livre de Português para Estrangeiros a refugiados ucranianos que cheguem ao país na sequência da situação de guerra que se vive na Ucrânia. O Curso é on-line e em horário pós-laboral (17h30/19h30). Sendo que para os refugiados que estão em Coimbra a ESEC-IPC faculta uma sala de aula para possam assistir às aulas.

Segundo informação veiculada pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, o atual enquadramento legal já contempla a figura do estudante em situação de emergência por razões humanitárias e prevê a atribuição de bolsas pelo Estado português que permitem assegurar o pagamento das propinas e meios de subsistência. O apoio financeiro de fundações, empresas e outros atores da sociedade civil que procuraremos motivar, poderá fortalecer este projeto.

As candidaturas deverão ser apresentadas diretamente às instituições de ensino superior ou através de plataformas agregadoras da oferta disponível como é o caso da Plataforma Global para os Estudantes Sírios.

A Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação atua como entidade coordenadora garantindo a divulgação das iniciativas, facilitando a comunicação entre os vários atores e recolhendo e atualizando a informação sobre os resultados do processo. Para mais informações, consultar o website da Agência em https://www.erasmusmais.pt/he4ukraine.