IPC produz nova geração de ferramentas para o setor automóvel

O Instituto Superior de Engenharia do Politécnico de Coimbra (ISEC-IPC) lidera o projeto europeu AddDies – Advanced Manufacturing Technologies for new dies generation, que visa criar novas solucoes e estrategias para o fabrico de produtos demonstradores para os setores automóvel, aeronáutico e de bens de consumo.

O projeto AddDies propõe o desenvolvimento de um conceito radicalmente inovador para o processo de fabrico de uma nova geração de ferramentas de extrusão de alumínio e forjamento a quente de aço inoxidável com proteção superficial, por Fabrico Aditivo, pela deposição de uma camada de pó fundido por laser. Este conceito de fabrico assenta em processos de Fabrico Aditivo como

Laser Metal Deposition (LMD) e Selective Laser Melting (SLM) e engloba ainda o desenvolvimento e estudo do comportamento dos materiais, a sua modelação e teste de propriedades mecânicas.

O investigador Luís Filipe Borrego e o coordenador científico do projeto, a quem se juntam os investigadores Fernando Antonio Gaspar Simões, Pedro Miguel Soares Ferreira e António Mário Velindro.

O AddDies é o primeiro projeto internacional na área da Engenharia da instituição. Segundo Luís Filipe Borrego, este é importante para o IPC pois “permite a ligação a vários parceiros nacionais e internacionais numa área de tecnologias inovadoras e emergentes”.

No final do projeto, a equipa pretende atingir diversos objetivos: desenvolvimento de novas matrizes de extrusão com características diferenciadoras; desenvolvimento de uma solução tecnológica baseada em fabrico aditivo para reparação de matrizes de extrusão; desenvolvimento de metodologia de projeto e fabrico de matrizes de extrusão com recurso a otimização topológica e fabrico aditivo; desenvolvimento de métodos inovadores de monitorização e controlo do processo, aplicação e interface informática; Desenvolvimento de testes laboratoriais para simular mecanismos de falha das matrizes (fadiga térmica, fadiga mecânica, abrasão) para compreender os fatores que influenciam a durabilidade das matrizes e aumentar a sua vida, minimizando os defeitos das peças produzidas; redução em 50% do número de moldes defeituosos e peças sobressalentes a serem reparadas; demonstração da viabilidade da solução com a preparação de protótipos de matrizes fabricadas e reparadas.

Aprovado pelo programa EUREKA SMART, no valor de cerca de 3 milhões de euros, através do contrato n.º S0129. Apoiado com fundos nacionais através do POCI-01-0247-FEDER- 042536, o projeto AddDies está a decorrer entre abril de 2019 e dezembro de 2022, com um investimento nacional elegível global de 1.315.130,99€ e um investimento elegível para o IPC de 263 202,90€.

Alem do IPC, que é o líder científico do projeto, e da Empresa nacional ALUPORT, participa ainda como parceiro subcontratado o INEGI da Universidade do Porto. Os parceiros Europeus são o ALCORTA Forging Group e a Fundacion IK4-TEKNIKER de Espanha e ainda os parceiros SVUM e RAPTECH da Republica Checa.

O i2A é responsável pela coordenação financeira deste projeto.

Luís Filipe Borrego é o coordenador científico do projeto
Equipamento de SLM adquirido no âmbito do projeto (Aluport)
Provetes da liga de alumínio AlMg10Si fabricados por SLM

in Jornal do IPC n.º 27