IPC participa em projeto europeu de criação de Selo Verde para Instituições de Ensino

O Politécnico de Coimbra, em consórcio com oito parceiros da União Europeia – Espanha, Bélgica, Bulgária, Polónia, Itália, Islândia e França – viu recentemente aprovada, no quadro do novo programa Erasmus+, uma parceria de cooperação universitária para a promoção da transição verde e de práticas sustentáveis na área da educação e formação. O projeto U-GREEN, com financiamento de cerca de 380 mil euros, será iniciado em breve e, ao longo de dois anos e meio, irá desenvolver e implementar um quadro comum para avaliar e atualizar práticas verdes e sustentáveis.

O projeto visa promover as competências verdes entre uma nova geração de cidadãos europeus e baseia-se na ideia de que as instituições de educação e formação podem ser os principais catalisadores da mudança de mentalidades e comportamentos necessários à transição para uma economia circular, digital e neutra em termos climáticos. Mais do que garantir que os edifícios cumprem as normas energéticas, a transição verde das instituições exige professores qualificados e pessoal não docente que cooperem no sentido de incorporar práticas verdes sustentáveis nas atividades de ensino e que representem um exemplo a seguir pelos ecossistemas locais.

Apesar de existirem rankings internacionais que abordam o desempenho da sustentabilidade das instituições de educação, aqueles tendem a concentrar-se nos aspetos quantitativos e, em especial, nos relacionados com as infraestruturas. A visão comum do consórcio europeu U-GREEN defende que a transição verde das instituições de educação e formação é um processo que vai além da utilização dos recursos, isto é, requer uma verdadeira transformação ao nível da gestão, do ensino e aprendizagem, e da articulação e envolvimento com as comunidades locais.

No Politécnico de Coimbra o projeto será desenvolvido pela equipa do Serviço de Saúde Ocupacional e Ambiental, com coordenação da vice-presidente Ana Ferreira, em articulação com as Relações Internacionais, da responsabilidade da pró-presidente Maria João Cardoso.

Para a pró-presidente Maria João Cardoso, “o U-GREEN é um projeto internacional muito importante para o Politécnico de Coimbra”. A responsável aponta como razões, em primeiro lugar, o seu valor intrínseco, pela temática e resultados que serão produzidos, em segundo lugar, o alinhamento internacional da instituição pelas prioridades centrais no quadro dos programas europeus 2021-2027. Por último, o facto deste consórcio ter “uma enorme valia internacional, não só pela diversidade e equilíbrio geográfico, uma vez que inclui parceiros de várias regiões europeias e com perfis institucionais diferentes, mas sobretudo porque tem uma visão e objetivos comuns para o futuro que se consubstanciam na articulação de vários projetos internacionais relevantes, entre os quais se encontra o U-GREEN”, afirma.

Já a vice-presidente Ana Ferreira salienta que o Politécnico de Coimbra “quer afirmar-se cada vez mais como uma instituição de referência ao nível da Sustentabilidade Ambiental” e que, por isso, a adesão a este consórcio fazia todo o sentido dado o objetivo do projeto. Segundo a responsável, a atual crise socio ambiental está a desafiar a sociedade para “a alteração de atitudes e de comportamentos de consumismo desmesurável” e para “um maior empenho para uma nova consciência ecológica na qual transmitam ações transformadoras e experiências inspiradoras que apontem novos caminhos para um futuro melhor”. Neste sentido, este projeto será “uma mais-valia” para a disseminação de conhecimentos pela sociedade, pois as Instituições de Ensino Superior são “espaços privilegiados para a transmissão destes valores, tendo em consideração que se constituem como ambientes capazes de fomentar a execução de ações com abordagens mais sustentáveis, visando uma formação não apenas sistémica, mas integral e humanizadora”.

Atividades previstas

A abordagem e o quadro normativo que será desenvolvido pelo projeto para apoiar a transição verde estrutura-se em quatro áreas de intervenção: Infraestruturas & Recursos; Gestão Administrativa, Ensino & Aprendizagem e Envolvimento e Consciencialização da Comunidade. As atividades previstas contemplam a preparação das diretrizes U-GREEN que incluirão recomendações para a incorporação de práticas verdes e de sustentabilidade e apresentarão pistas e orientações para a criação de um roteiro para a neutralidade carbónica das instituições. A definição do Selo U-GREEN, com o respetivo manual, especificará princípios, metodologia, critérios e níveis de progressão.

O projeto prevê ainda um programa de formação online, destinado a capacitar e certificar os profissionais como peritos e o desenvolvimento e implementação da plataforma U-GREEN Virtual Knowledge Hub e Training Toolkit que incluem recursos educativos abertos que constituirão um instrumento importante para promover o Green Deal Europeu, sensibilizar para o tema da sustentabilidade ambiental e ainda promover competências verdes no quadro do ecossistema institucional.