Obras da residência de estudantes da ESTGOH iniciam em setembro

Foi hoje assinado o contrato de empreitada de adaptação do antigo Hotel São Paulo em residência para acolher os estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital do Politécnico de Coimbra (ESTGOH-IPC).

Os trabalhos estão previstos iniciar no próximo dia 23 de setembro e têm um prazo de conclusão de 12 meses, pretendendo-se que a residência esteja disponível para receber os estudantes já no próximo ano letivo 2025/26. A nova residência terá uma ocupação de 98 camas.

O ato de assinatura decorreu hoje, dia 13 de setembro, nos Serviços da Presidência do Politécnico de Coimbra. Jorge Conde, presidente do IPC, referiu tratar-se de um momento muito importante, particularmente numa conjuntura em que o problema do alojamento para os estudantes é tão premente. O responsável realçou o crescimento assinalável da ESTGOH, cerca de 300% nos últimos sete/oito anos, chegando hoje aos 700 alunos. “Um crescimento muito importante para a escola, para o IPC e para a cidade de Oliveira do Hospital”, afirmou, salientando o papel da ESTGOH no desenvolvimento da cidade e da região.

Jorge Conde manifestou o desejo que a obra decorra com a celeridade e qualidade necessárias para disponibilizar os quartos aos estudantes em setembro de 2025 e agradeceu a parceria da Câmara Municipal durante o processo de aquisição do imóvel. “É agradável sabermos que um dos espaços emblemáticos do centro da cidade pertence ao IPC, próximo do local onde, num futuro próximo, nascerá o novo edifício da ESTGOH”, disse o responsável, referindo-se ao projeto de reabilitação e construção de novas infraestruturas na antiga escola do 1.º ciclo que a Câmara Municipal quer desenvolver.

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Francisco Rolo, reiterou a importância da construção deste alojamento estudantil para Oliveira do Hospital e para o interior da região Centro. “Tudo o que é bom para a ESTGOH é bom para Oliveira do Hospital”, assegurou, sublinhando o facto da residência ficar situada no centro da cidade, podendo os estudantes beneficiar das valências dessa dimensão urbana. Para o autarca, esta obra vai contribuir para a coesão territorial e para elevar a qualidade do ensino politécnico na nossa região.

Na mesma ocasião, Ricardo Rodrigues, da empresa ISIDOVIAS Investimentos Lda, contratada para realizar a empreitada, referiu que os trabalhos vão começar a partir de dia 23 de setembro e manifestou o empenho e vontade em terminar os mesmos a tempo dos estudantes se alojarem no prazo desejado.

O contrato de empreitada agora assinado tem o valor de 2.889.127,27€ + IVA o que, acrescentando o valor da aquisição do edifício e ao seu mobiliário ascende a um investimento de cerca de 4,5 milhões de euros por parte do Politécnico de Coimbra, financiado quase na totalidade por fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

 

           

 

 

13.09.2024