Politécnico de Coimbra celebra primeiro Dia da Ação Social
No dia 29 de abril realizou-se o Dia da Ação Social, um evento promovido pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Coimbra (SASIPC) pela primeira vez. O programa compreendeu quatro momentos ao longo do dia, em formato on-line, de acordo com os seguintes vetores temáticos: a visão futura para a Ação Social no ensino superior; a abordagem multidisciplinar na intervenção social no espaço do ensino superior; os SAS e o seu impacto na vida dos estudantes do IPC; a partilha de talentos entre colaboradores dos SAS e os estudantes.
Segundo João Lobato, administrador dos SASIPC, este evento surge num momento em que o grande desafio para a ação social no ensino superior “é o abandono de um modelo de ação assistencialista para uma visão e abordagem multidimensional numa perspetiva holística, para o bem-estar do estudante, com políticas que garantam um maior acesso, uma frequência académica bem-sucedida, uma plena integração e inclusão, em igualdade de oportunidades, a todos os discentes, através de um conjunto de apoios e ações de distinta natureza”.
A organização deste evento coube aos Serviços de Ação Social (SASIPC) com a participação ativa dos seus colaboradores das suas cinco Unidades, com o apoio do Gabinete de Comunicação do IPC e da ESEC (intérpretes de língua gestual). Para este Dia foram convidados todos os membros da comunidade do Politécnico de Coimbra em geral e em particular os representantes institucionais do IPC e suas UO de Ensino (Escolas e Institutos), das Associações de Estudantes e de um vasto conjunto de entidades externas, nomeadamente os seus parceiros e os dirigentes dos Serviços de Ação Social de todas as instituições de ensino superior portuguesas.
Ainda de acordo com João Lobato, “esta nossa primeira comemoração do Dia da Ação Social do IPC ocorre num tempo pandémico com impactos imagináveis e por esta razão a Andorinha foi escolhida para representar este Dia, por simbolizar, nas muitas culturas da humanidade, a esperança, a boa sorte, o amor, a fertilidade, a luz, a ressurreição, a pureza, a primavera, a metamorfose, a renovação”.
Num tempo em que se assinalam os 25 anos dos SASIPC, ocorre nestes serviços uma transformação orgânica e funcional por força dos seus primeiros Estatutos, publicados em junho do ano transato. Estes Estatutos despoletaram, de entre outras inovações, a inscrição da comemoração do “Dia da Ação Social do IPC” em data móvel, em cada ano letivo, com a principal finalidade de promover a reflexão sobre a importância e a missão da ação social no contexto do ensino superior em geral e no IPC em particular, e ainda, divulgar os Serviços de Ação Social e as suas atribuições no seio da comunidade académica.
In Jornal do IPC n.º 14