IPC comemora aniversário com foco nos desafios do futuro

O Pavilhão Centro de Portugal, em Coimbra, acolheu a comemoração do “Dia do Politécnico de Coimbra”, no passado dia 15 de julho, que assinalou o 43.º aniversário do IPC e celebrou a instituição e a sua comunidade.

Na sessão de abertura, o presidente do Politécnico de Coimbra, Jorge Conde, referiu que espera que, a breve prazo, a designação de institutos politécnicos seja modificada para universidades politécnicas, mudança que vai “valorizar” todos os institutos politécnicos do país. Neste momento, depois de dia 23 de junho ter sido aprovada por unanimidade na Assembleia da República essa mudança na designação destas instituições de ensino superior, o presidente do IPC espera que o IPC seja “a muito curto prazo a Universidade Politécnica de Coimbra”.

Jorge Conde falou sobre as mudanças que se irão operar na formação: “O futuro passa por selecionar menos cursos, mas mais especializados e direcionados. Mais do que fazer muito, é preciso fazer muito bom”, afirmou, referindo-se ainda às alterações provocadas pela pandemia: “Acredito que nos 2.º e 3.º ciclos a introdução da componente à distância pode enriquecer a participação dos estudantes e trazer mais interessados ao ensino”.

O responsável expressou também a satisfação por o IPC ter aumentado o número e a qualidade dos candidatos a estudar nas seis escolas e anunciou alguns dos objetivos a concluir nos próximos anos. A recuperação do edifício onde, em parceria com a Deloitte, vai funcionar o projeto Bright Star, o refeitório dos serviços centrais, a nova clínica veterinária da ESAC e os renovados estúdios da ESEC TV já concluídos foram alguns dos exemplos.

Intervieram também na sessão de abertura a presidente do Conselho Geral, Maria Manuel Leitão Marques, a vereadora da Câmara Municipal de Coimbra, Ana Bastos e a representante das associações de estudantes do Politécnico de Coimbra, Maria Alice Monteiro.

O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, almirante António Silva Ribeiro, foi o conferencista convidado, com uma intervenção intitulada “Liderar e Gerir em tempo de crise: Lições apreendidas no Comando das Forças Armadas”

Houve ainda lugar a um momento musical com o quarteto de cordas da Orquestra Clássica do Centro.

CAIXA

Homenagens e bolsas de mérito

Finda a conferência, seguiu-se um momento de homenagem a funcionários da instituição com mais de 35 anos de carreira e aposentados e de atribuição de bolsas de mérito aos diplomados com média de conclusão de Licenciatura mais alta nos últimos três anos letivos.

Entre os não docentes aposentados, foram distinguidos Aníbal Garrido Gonçalves, António José Couto de Castro Pita, Conceição Cravo Dias de Sousa, Cremilde da Luz Gomes Pereira, Maria Manuela Conceição Martins Camarinha, Maria Margarida dos Santos Gomes e Maria Olímpia de Matos Teixeira da Costa.

No caso de docentes aposentados foram alvo de distinção Elsa de Canavarro Almeida, Fernando José dos Santos Delgado, Maria de Fátima Fernandes das Neves, Maria Cidália Estrela Rosa, Maria Filomena Palmeira de Araújo Canova, Maria Helena Seabra de Almeida, Maria de Lourdes Costa e Maria do Carmo Rosa Lopes.

Nos funcionários com mais de 35 anos de IPC foram distinguidos Carlos José Dias Pereira (docente) e os não docentes Francisco Manuel Baião Estrompa, Maria de Lurdes da Costa Dionísio dos santos e Natividade dos Santos Vasconcelos de Oliveira Pinto.

O IPC, em parceria com a VJEditores, atribuiu ainda bolsas de mérito aos diplomados com a média mais alta na conclusão da licenciatura nos últimos três anos letivos. No valor de 500 euros, as bolsas foram para Daniel Alexandre Lote Barreira (licenciatura em música), Ana de Barros Tabanez (gastronomia) e Filipa Pinho Santos (dietética e nutrição).