Psicólogas de Instituições de Ensino Superior de Coimbra trocam experiências durante a pandemia

A Rede Colaborativa COnVIDaMENTAL é o resultado da união de esforços de um conjunto de psicólogas ligadas a três instituições de ensino superior de Coimbra: Politécnico de Coimbra (CINEP, ESEC, ESTESC, SASIPC), Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e Universidade de Coimbra (FPCEUC, SASUC). A rede teve origem na Pandemia COVID-19 e nas suas consequências no ensino e nos estudantes do Ensino Superior, a qual criou novas realidades e desafios.

Segundo Helena Moura, coordenadora da Unidade de Saúde e Bem-Estar dos SASIPC, surgiu o interesse e a necessidade de criar sinergias entre os vários serviços e técnicos, que permitisse “um espaço de diálogo, de reflexão crítica e partilha de experiências que norteassem as respostas ao nível da intervenção no Ensino Superior”. A cooperação entre colegas de instituições diferentes era já uma prática “habitual e natural”, tendo sido fortalecida pelas novas condições.

Assim, constituiu-se de forma informal uma Rede de Psicólogos ligados a estas Instituições de Ensino Superior de Coimbra, tendo como Missão a Promoção da Saúde Mental dos estudantes e da comunidade académica. Assinaram a carta de entendimento Alice Mendes, SAS-IPC, Ana Carvalhal Melo, SAS-UC, Ana Paula Amaral, ESTESC-IPC, Catarina Morgado, ESEC-IPC, Catarina Neves, SAS-IPC, Helena Moura, SAS-IPC, Lucília Gonçalves, SAS-IPC, Maria João Martins, SAS-UC, Maria do Rosário Pinheiro, FPCE- UC, Marília Gurgel de Castro, ESEnfC, Sónia Mairos Ferreira, FPCE-UC e Susana Gonçalves, CINEP-IPC.

Esta rede tem como objetivos desenvolver planos de ação e iniciativas junto da comunidade académica no âmbito da educação para a saúde e da prevenção de problemas de saúde comunitária, bem como na área da promoção da saúde mental e o ajustamento psicossocial dos estudantes, das suas famílias e redes de apoio neste período de adaptação ao ensino a distância e novas regras de socialização. No âmbito destas metas, a rede desenvolve e divulga ações e materiais informativos e colabora com Centros de Investigação e Observatórios e outros grupos de trabalho na área da saúde mental.

A Rede realizou o seu primeiro fórum online a 16 de julho do ano passado sob o tema “O regresso ao futuro no Ensino Superior”, contando com 64 participantes, a maioria estudantes e docentes do Ensino Superior, tendo sido dada voz à comunidade académica para que expressasse as suas vivências e preocupações face ao período de confinamento que se viveu ao longo do segundo semestre de 2019/2020 bem como sobre as expetativas que tinham relativamente ao momento do regresso às aulas.

Segundo Helena Moura, as aulas e a avaliação online, o período de confinamento e o teletrabalho foram as principais preocupações partilhadas neste fórum, a par das questões relativas ao regresso às aulas presenciais no ano letivo 2020/21 (não haver as devidas precauções, ansiedade, medo e insegurança, medo de contrair o vírus e transmitir aos familiares, agravamento da pandemia) e à continuação do ensino online: stress e ansiedade decorrentes da sobrecarga de trabalho, necessidade de processo de avaliação mais transparente, impossibilidade da prática de investigação em meio escolar, dificuldade em criar o espírito académico e de pertença à instituição. No evento foram também indicadas as principais expetativas para o ano letivo que agora decorre: otimização das experiências pedagógicas desenvolvidas em confinamento, regresso a algumas aulas presenciais, possibilidade de um modelo híbrido de ensino (online e presencial) e possibilidade de diminuição de despesas inerentes a deslocações.

Os interessados podem seguir o trabalho desenvolvido por esta rede através das redes sociais em https://www.facebook.com/convidamental/ e https://www.instagram.com/convidamental/.

 

Próximo fórum digital decorre a 17 de fevereiro e dá voz aos estudantes

A Rede Colaborativa COnVIDaMENTAL vai realizar o segundo fórum online no dia 17 de fevereiro de 2021, entre as 16h00 e as 18h00, destinado a dar voz aos estudantes do Ensino Superior das instituições abrangidas pela rede.

“Porque temos consciência de que são imensas as pessoas que estão a precisar de apoio psicológico adicional como resultado direto desta crise que se vive, existindo um risco significativo de aumentarem os problemas de ansiedade ou de depressão desencadeados ou agravados pelo isolamento social, pelos períodos de confinamento a que as pessoas estão obrigadas (quarentena/isolamentos profilático, internamento, etc), temos de prosseguir com esta nossa missão”, explica Helena Moura.

Conhecer os projetos que nasceram a partir das vivências e do olhar dos jovens, fruto da incerteza e do caos que se viveu/vive, e dar visibilidade às iniciativas dos estudantes, são os principais objetivos desta iniciativa.

TESTEMUNHOS

ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DE COIMBRA

Marília Gurgel de Castro

Cheguei à ESEnfC em janeiro de 2020 e logo aconteceu a pandemia COVID-19. Perante o contexto de incerteza, os novos desafios e a adaptação ao “mundo digital”, fiquei feliz com o convite da Helena Moura para participar numa reunião para formar uma rede de psicólogos. Acredito que a Rede COnVIDaMENTAL veio promover um espaço colaborativo de diálogo, reflexão, suporte mútuo para a resolução de problemas e partilha de experiências da Psicologia no Ensino Superior, tanto para nós, profissionais de Psicologia, quanto para toda a comunidade académica.

 

SERVIÇOS DE AÇÃO SOCIAL DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Ana Melo & Maria João Martins

Num período de adversidade como o da pandemia COVID-19, a possibilidade de nos associarmos à Rede COnVIDaMENTAL representou a oportunidade de partilhar experiências e dificuldades que fomos sentindo enquanto serviço de apoio psicológico à comunidade universitária. A rede, tendo por objetivo principal aumentar a eficácia no apoio aos estudantes, constitui igualmente uma rede de suporte entre pares/serviços e, desta forma, acaba por representar uma das “lições” desta pandemia, ou seja, apesar da distância que se mpõe estamos indiscutivelmente unidos/ligados.

 

SERVIÇOS DE AÇÃO SOCIAL DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA

Helena Moura

(coordenadora da Unidade e Saúde e Bem-Estar)

Gosto de ver esta Rede Colaborativa como um “ponto de ordem” que surgiu no meio do caos e da incerteza. Estou convicta que é colaborando e construindo sinergias que nos tornamos melhores profissionais, mais atentos à diversidade que a todos enriquece. Que continuemos a tecer esta rede que nos une e cujos fios são feitos de saúde mental, sempre ao serviço dos estudantes. Esta Rede está atenta aos sinais ambivalentes gerados por uma onda de esperança envolta, no entanto, por uma grande incerteza, gerando instabilidade emocional e condicionando as nossas emoções, reações e pensamentos.

 

FACULDADE DE PSICOLOGIA E DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Maria Rosário Moura Pinheiro

(coordenadora do Gabinete de Apoio ao Estudante)

Pertencer à rede COnVIDaMENTAL é beneficiar de uma estratégia de organização que tem permitido conhecer as práticas profissionais e os respetivos serviços de apoio a estudantes e ao mesmo tempo analisar a sua coerência e potenciar a sua sinergia. Tem sido também uma oportunidade de, perante os desafios atuais, incluindo as adversidades em termos de saúde pública, criar momentos de partilha e trabalho cooperativo, numa perspetiva de cuidar de quem cuida, dando voz aos profissionais cuidadores da saúde e bem-estar psicológico dos/as estudantes no ensino superior.

 

In Jornal do IPC n.º 11