Regresso às aulas em segurança

Esta semana, com a divulgação dos resultados da primeira fase do Concurso Nacional de Acesso, o Politécnico de Coimbra (IPC) recebe mais de 2 mil novos estudantes distribuídos pelas suas seis escolas e institutos.

É um início de ano atípico, com os constrangimentos conhecidos por todos devido à pandemia da COVID- 19, em que a orientação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior é que o ensino seja presencial, cabendo às instituições de ensino superior garantir as condições necessárias para assegurar essa premissa.

No Politécnico de Coimbra, as unidades orgânicas de ensino têm autonomia na decisão de encontrar o melhor regime de funcionamento adaptado à sua realidade e implementar as medidas que considerem mais adequadas. Todas prepararam o início do ano letivo e o regresso dos estudantes com adaptações no seu espaço físico e nas suas rotinas, cumprindo as recomendações de segurança da Direção-Geral da Saúde (DGS), designadamente, o uso obrigatório de máscara, as regras de higienização e de distanciamento social e as consequentes limitações de utilização dos espaços com a definição de lotação máxima permitida em cada espaço. As aulas decorrerão de forma diversa conforme a natureza de cada escola (ver caixas), e os serviços académicos estarão disponíveis de forma remota e/ou presencial.

As Associações de Estudantes irão desenvolver atividades de integração aos novos estudantes adaptadas à realidade de cada escola, e vão distribuir equipamentos de proteção individual aos estudantes, nomeadamente máscaras e toalhetes desinfetantes, cedidos pelo IPC.

Regime presencial na ESAC

Na Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra, as aulas, que se iniciam para os alunos de mestrado no próximo dia 2 de outubro e para os alunos de licenciatura e CTeSP no próximo dia 6 do mesmo mês, serão ministradas, em regra (teóricas, teórico-práticas e práticas laboratoriais), em regime presencial.

De forma a minimizar riscos de contágio e a garantir a segurança de toda a comunidade educativa, foi implementado um conjunto de medidas e regras que passam, para além do cumprimento das normas gerais de higiene, distanciamento social e etiqueta respiratória, pelo uso obrigatório de máscara no interior das instalações (salas, laboratórios, espaços comuns, etc.), pelo dever de circulação pela direita em todos os espaços comuns (corredores) e pelo acesso aos edifícios pela porta mais próxima das salas de aula/local de trabalho. Foram ainda adaptados os espaços e efetuadas intervenções no Bloco A, o que vai permitir à Escola acolher um maior número de alunos em simultâneo e com o adequado distanciamento, mesmo em turmas mais numerosas.

Sempre que possível, cada turma terá aulas exclusivamente de manhã ou de tarde, sendo que, com exceção de aulas laboratoriais, oficinais ou de campo, cada turma utilizará sempre a mesma sala de aula e cada estudante deverá ter um lugar fixo, devendo ser respeitado o número de lugares nas mesmas, bem como a disposição do mobiliário.

Já a Orientação Tutorial, no caso das licenciaturas, ocorrerá, por norma, à distância, nas manhãs ou tardes não ocupadas.

Regresso às aulas na ESEC no dia 12 de outubro

O início das atividades letivas na Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra está previsto para 12 de outubro. Durante a semana de 6 a 9 de outubro, a Escola vai promover a Receção aos novos estudantes e a realização de reuniões para explicitação dos Planos de Contingência de cada um dos Cursos.

De forma a assegurar que se cumprem as medidas de segurança definidas pela DGS, o regresso às aulas foi preparado garantindo o maior número possível de aulas em regime presencial, mas haverá ainda uma percentagem de aulas que decorrem em regime de ensino à distância ou em regime misto. As turmas com um número de estudantes superior à lotação das salas foram desdobradas em grupos. As aulas a distância vão decorrer através da plataforma Colibri/Zoom e, nos casos em que os estudantes não disponham de meios técnicos necessários para acompanharem as aulas na sua residência, poderão solicitar à Presidência da ESEC a possibilidade de acompanharem presencialmente, nas instalações da escola.

Aulas na ESTGOH regressam a 28 de setembro

Na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) as aulas iniciam a 28 de setembro em regime presencial.

Os Serviços Académicos estão a funcionar dentro dos horários normais divulgadas na página web da instituição, sendo que o atendimento presencial ao aluno é feito apenas com marcação.

Relativamente à Biblioteca, como funciona em parceria com a Biblioteca Municipal, o horário de funcionamento será às 09h00-19h00.

A ação de acolhimento aos novos estudantes da ESTGOH será feita pela Comissão de Praxe que, cumprindo as regras de segurança e higienização da DGS, vai dar a conhecer aos novos estudantes os locais úteis e emblemáticos da cidade, a partir do dia 28 de setembro, dia em que iniciam as matrículas da 1ª fase.

ESTeSC com regime híbrido

Na Escola Superior de Tecnologia da Saúde (ESTeSC), a atividade letiva inicia a 6 de outubro e decorrerá em regime híbrido, podendo os estudantes acompanhar as aulas de forma presencial (com acesso condicionado à lotação de cada sala) ou através das plataformas digitais.

Foram definidos três cenários possíveis: aulas com 50 por cento dos estudantes inscritos em sala (formato que será regra no início do ano letivo), aulas com 33,33% por cento da lotação, e em caso de declaração de estado de emergência, cancelamento das atividades presenciais. A comunicação do regime em vigor é feita através da plataforma de gestão académica NONIO.

Para minimizar o cruzamento de estudantes no edifício escolar, os horários terão uma mancha letiva alargada, podendo incluir aulas ao sábado. Foram ainda definidas três entradas distintas, onde será realizado o controlo de temperatura a todos os alunos.

Os serviços e gabinetes de apoio continuarão a funcionar, preferencialmente, em regime de atendimento remoto e atendimento presencial por marcação.

CBS/ISCAC com regime misto

Na Coimbra Business School/Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (CBS/ISCAC) as aulas iniciam no dia 6 de outubro e as unidades curriculares serão lecionadas presencialmente, nas salas de aula em horários definidos pelos Serviços da Escola, apoiadas por novas tecnologias digitais de ensino a distância entretanto adquiridas e aí já instaladas, na sua maioria.

A lecionação das unidades curriculares proporcionará um regime misto de frequência ou de assistência presencial e, simultaneamente, o da sua frequência ou assistência por transmissão remota, em tempo real, através da plataforma Zoom, salvo exceções previstas, em que a frequência será meramente a distância. A frequência das aulas remotas é equivalente à frequência das aulas presenciais, designadamente para efeitos de assiduidade.

Os estudantes que pretendam frequentar presencialmente as aulas durante o semestre devem manifestar o seu interesse, com registo obrigatório de presenças, realizado em cada aula e imediatamente disponibilizado pelo docente nos Serviços da Escola. Sempre que o número de estudantes que tenham manifestado o seu interesse na frequência presencial às aulas durante o semestre seja superior à lotação máxima permitida na respetiva sala, será implementado um modelo rotativo de presenças.

A Escola estabelecerá regras internas que permitirão que os estudantes frequentem as suas instalações para efeitos de estudo e da assistência às aulas, bem como para efeitos de realização de provas através da rede informática. Os serviços da Escola e as salas de estudo estarão abertos, adotando um regime e horário que permitam que se cumpram as regras de distanciamento social e práticas de proteção coletiva e individual, reduzindo a sua capacidade máxima em função das regras determinadas pelas autoridades competentes.

Aulas no ISEC iniciam a 6 de outubro

O início do ano letivo no ISEC está marcado para dia 6 de outubro para todos os seus cursos: Licenciaturas, Mestrados, CTeSP e Ano Zero (consultar em https://www.isec.pt/pt/estudar/#calendarioEscolares).

O funcionamento das aulas será feito de forma presencial entre 70% e 75%.

As matrículas vão decorrer de forma online (com exceção do estudante internacional em que serão presenciais (ao abrigo do regulamento que obriga a instituição a validar fisicamente todos os documentos entregues no ato de candidatura). Durante o período de matrículas decorrerão sessões de apoio por videoconferência para auxiliar os novos estudantes.

 

In: Jornal do IPC n.º 7