SAS desenvolvem formação para estudantes das residências do IPC

Sendo o alojamento uma necessidade básica para os estudantes deslocados, os Serviços de Ação Social (SASIPC) contam com dois complexos de Residências localizados em duas áreas geográficas de Coimbra onde se encontram a maioria das Escolas/ Institutos da instituição (ver caixa). Para facilitar a integração dos estudantes residentes, promover uma maior socialização e proporcionar-lhes uma melhor qualidade de vida nestas infraestruturas, os SASIPC providenciam um Plano de Formação.

Segundo João Lobato, administrador dos SASIPC, o ingresso no ensino superior é uma nova e importante fase na vida dos estudantes, que os confronta com novos desafios e mudanças. “A adaptação ao ambiente do ensino superior implica muitas vezes um processo de transição de estilos de vida, com inúmeros reptos de natureza académica e outros relacionados com o desenvolvimento pessoal e psicológico, assim como os de natureza socioeconómica”, refere.

Para os estudantes deslocados, que são mais de metade dos estudantes do Politécnico de Coimbra (IPC), este processo de mudança constitui “um desafio ainda maior”, nomeadamente com a necessidade de adaptação a novos espaços habitacionais, de reconfiguração dos seus espaços de privacidade, de recriação de hábitos partilhados de vida com os seus pares e alteração de rotinas.

O Plano de Formação dos estudantes residentes do IPC é composto por um conjunto diversificado de ações gratuitas, de curta duração, de carácter obrigatório, versando um conjunto diversificado de competências transversais de entre uma lista de temas opcionais, num mínimo de um total de 20 horas por ano. As ações de formação, com uma duração aproximada de duas horas cada, abrangem diversos temas que os próprios estudantes sugeriram e consideraram úteis, a partir de um questionário de levantamento de necessidades realizado na transição entre semestres do ano letivo 2019/2020 e repetido no início do ano letivo 2020/2021. Desta forma, a seleção dos temas em cada ano letivo é efetuada de acordo com os resultados obtidos no diagnóstico/ levantamento das necessidades de formação, entre outras fontes.

Devido à situação pandémica, o Plano de Formação inicialmente previsto sofreu adaptações, e assim, os SASIPC providenciaram logo no início deste ano letivo várias sessões sobre as novas “Regras de segurança, higiene e saúde” nas Residências face ao COVID-19, entre muitas outras que foram desenvolvidas no decorrer do 1º semestre. Do total de residentes, 87% inscreveram-se em várias temáticas e cada um frequentou, em média, três ações. Em resposta a um inquérito de avaliação, a maioria dos participantes (96%) revelaram interesse nas ações de formação que frequentaram, 84% indicaram que aprenderam novos conteúdos, 92% assumiram que os assuntos abordados foram importantes para si e 96% gostaram da forma como os temas foram discutidos e abordados, principalmente naqueles em que foi incentivada a interação entre os participantes, debate de ideias e partilha de experiências pessoais.

Neste momento, estão a ser planeadas as ações de formação para o 2º semestre, em que se pretende apresentar um conjunto variado e interessante de temáticas, num esforço de ir ao encontro das suas dificuldades, interesses e motivações. Alguns dos temas que serão abordados a partir do mês de março são: Estratégias para o voluntariado; “Domina o caos: essa dor não tem de persistir”; Alimentação saudável; Como organizar as refeições e cozinhar de forma saudável; Motivação com Técnicas de Auto-Coaching; Gestão de Conflitos, entre outros.

Estas ações de formação são objeto de emissão de uma Declaração de frequência de formação emitida pelos SASIPC para efeitos de suplemento ao Diploma do estudante, na qual consta o tema da ação de formação frequentada, a duração, a finalidade e objetivos, os tópicos programáticos e a identificação dos formadores.

 

 

Delegados dos estudantes participam na gestão

As Residências dos SASIPC oferecem um total de 378 camas, distribuídas por 6 Blocos/Edifícios convenientemente localizadas: em Bencanta (São Martinho do Bispo), muito próximo da ESAC e do ISCAC e a 5 minutos de autocarro da ESTeSC, dispondo de dois edifícios (designados de R1 e R2), com oferta de um total de 230 camas; e na Quinta da Nora (Olivais, Coimbra), ao lado do ISEC e próxima da ESEC, dispondo de mais quatro edifícios (designadas de R3), com capacidade para alojar 148 estudantes.

Estas residências garantem serviços de alojamento em quartos duplos, quartos adaptados a deficientes motores e apartamentos, todos com casa de banho privativa, com acesso a aquecimento central, utilização de roupas de cama, salas de estudo e/ ou de convívio, serviço de lavandaria self-service e copas destinadas, preferencialmente, à preparação de refeições ligeiras, visto que o serviço de alimentação é assegurado pelas cantinas e cafetarias dos SASIPC localizadas nas imediações destes complexos de Residências.

O novo Regulamento das Residências, aprovado em setembro de 2019, prevê a existência de um(a) Delegado(a) dos Estudantes residentes por cada ala ou piso em cada Bloco/Edifício das Residências, eleito(a) anualmente pelos seus pares, no início de cada ano letivo. O mandato dos(as) 20 Delegados( as) eleitos(as) tem a duração de um ano letivo, beneficiando de uma Bolsa de Atividade de Apoio Social (BAAS) dos SASIPC, equivalente ao valor aproximado da mensalidade do estudante bolseiro.

De entre as competências dos Delegados(as), destaca-se a colaboração com os SASIPC em tudo o que respeite ao funcionamento interno das Residências, nomeadamente a definição de tarefas e escalas de distribuição das mesmas entre residentes; cumprir e fazer cumprir o Regulamento e outras normas internas em vigor; fomentar comportamentos positivos no sentido do respeito mútuo, apelando aos valores de cidadania.

Estes Delegados(as) organizam-se em Comissões de Residentes, por Bloco/Edifício, promovendo iniciativas que visem uma melhoria de funcionamento e utilização das Residências pelos seus pares, bem como iniciativas de cariz social, cultural e desportivo que estimulem um melhor convívio entre residentes, facilitando a integração e sucesso académico.

Os(as) Delegados(as) têm ainda representação e participação no recém criado Conselho das Residências dos SASIPC, que promove e avalia as políticas de gestão destas infraestruturas.

TESTEMUNHOS

ALICE MENDES

Responsável pela gestão do Plano de Formação das Residências dos SASIPC

 

“O nosso papel tem sido melhorar e tentar proporcionar, neste segundo semestre, um conjunto mais vasto, diversificado e interessante de temas, para que haja um maior envolvimento dos residentes e Delegados das residências. Para além dos objetivos iniciais e previstos no regulamento, a Unidade de Alojamento e Hotelaria considera este Plano de Formação um veículo fundamental para se conseguir criar proximidade e laços entre os estudantes residentes, nestes tempos em que a socialização foi duramente afetada”.

 

MARTA GABRIEL

Responsável pela Coordenação da Unidade de Alojamento e Hotelaria dos SASIPC

 

“O acesso ao alojamento em residências é, cada vez mais, parte fundamental para a integração e adaptação dos estudantes ao ensino superior. Sendo esta uma fase marcante de orientação e formação de indivíduos, torna-se essencial o desenvolvimento de competências sociais e pessoais. Possibilitar aos residentes o acesso gratuito a ações de formação que desenvolvam as suas aptidões técnicas, emocionais e sociais é, acima de tudo, promover um ambiente de maior segurança, responsabilidade social e qualidade de vida para e entre residentes”.

 

In Jornal do IPC n.º 12