VALOREN: Sustentabilidade e Valor para o Setor Primário

O laboratório de Valorização de Recursos Endógenos e Naturais (VALOREN) está orientado para a investigação e o desenvolvimento (I&D) ao nível da produção primária, nomeadamente no controlo dos seus impactes ambientais e no aumento da eficiência das atividades produtivas.

O VALOREN visa dar suporte à investigação, desenvolvimento e inovação ao nível regional, nacional e internacional, participando na resposta aos atuais desafios ambientais e societais, de modo a promover a competitividade e sustentabilidade, proporcionando a transferência de conhecimento, em particular nos sectores agroalimentar, florestal e ambiental. Neste âmbito integra diversos projetos I&D e protocolos de colaboração com empresas que refletem o dinamismo técnico-científico das atividades desenvolvidas no campus da ESAC.

O laboratório integra investigadores, infraestruturas e equipamentos existentes na Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), unidade pertencente ao Politécnico de Coimbra, servindo igualmente como plataforma de apoio aos investigadores do Centro de Estudos dos Recursos Naturais Ambiente e Sociedade (CERNAS), único centro de investigação acreditado pela FCT sediado neste Politécnico. O VALOREN dispõe de diversos equipamentos de utilização transversal e outros com características mais especializadas nas áreas da biotecnologia, agronomia e zootecnia, ambiente e recursos naturais e indústria agroalimentar.

As atividades do VALOREN centram- se em três principais linhas de investigação: 1) Produção alimentar e florestal e gestão de recursos naturais num contexto de alterações climáticas e populacionais; 2) Poluição e qualidade do ar, do solo, da água e os seus impactes nos alimentos e na saúde humana; 3) Aumento da eficiência na gestão dos recursos endógenos naturais e dos fatores de produção. A investigação é orientada para a cocriação de novas soluções e/ou processos baseados na biotecnologia, ecoeficiência e otimização de recursos, na perspetiva de promover uma utilização racional de inputs, adicionar valor aos produtos, reduzir a produção de desperdícios e de consumos energéticos, permitindo assim aumentar a produtividade e competitividade das empresas da região Centro e a criação de empregos de base tecnológica baseados no conhecimento.