Curso Técnico Superior Profissional em Luz e Som para Artes Performativas

Objetivos do Curso

A proposta de Curso de Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Luz e som para artes performativas, está alinhada de forma coerente com a oferta formativa nesta área ministrada na Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) do Instituto Politécnico de Coimbra.
Sendo este o único estabelecimento de ensino superior da região de Coimbra que consagra no seu projeto educativo ciclos de estudos de primeiro ciclo dedicados a artes de palco numa perspetiva prática – Estudos Musicais Aplicados, e Teatro e Educação –, a criação desta nova formação vem complementar e potenciar a afirmação de um cluster de formação artística na região.
Existindo já duas licenciaturas dedicadas às artes performativas, urge criar as condições para a formação da componente técnica de apoio e construção de eventos culturais. Esta proposta assim vem possibilitar que os estudantes que, após frequentarem o ensino básico e secundário, ou o ensino profissional, possam dedicar e aprofundar os seus conhecimentos e competências no domínio do suporte técnico de um espetáculo. Contendo todas características inerentes a esta atividade eminentemente prática, a essência da cultura politécnica – saber e saber fazer – definem desta forma o ambiente ideal e conducente à aquisição de técnicas e competências multidisciplinares, de forma lógica, coerente e integrada, suportadas por uma prática rigorosa e constante. Os supracitados cursos de licenciatura existentes na ESEC são, pela sua natureza intrínseca, uma via potencial de continuidade de estudos que se abre aos alunos deste CTeSP, onde poderão ter acesso a assuntos que mais tarde poderão desenvolver e aprofundar. Para além disto, poderão ser causa e efeito de um alargar de competências que não só a rede de espaços culturais da região decerto beneficiará, bem como a área de residência e influência dos alunos admitidos.

Condições de Acesso e Ingresso

Áreas relevantes para ingresso no curso:

Uma das seguintes áreas

Artes do Espetáculo
Audiovisuais
Ciências e Tecnologias
Tecnologias de Informação e Comunicação

Saídas Profissionais e Empregabilidade

Os técnicos de cena em luz e som podem desempenhar funções em:
1. Equipamentos Culturais;
2. Companhias de Dança;
3. Companhias de Teatro;
4. Empresas de Eventos.

Para informações sobre dados estatísticos do curso clique aqui

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Organizar, planear, montar e operar equipamento de luz e som necessário a uma pequena produção de espetáculo ou similar, em diferentes contextos.

Atividades principais do perfil profissional:
1 Analisar as condições físicas e as necessidades técnicas de um espetáculo, evento ou projeto artístico e cultural, e selecionar os materiais e equipamentos a utilizar
2 Efetuar a montagem, desmontagem e manutenção do equipamento de luz, som e imagem
3 Implementar o desenho de luz de acordo com uma planta de luzes pré-definida, adequando-o às características do espaço cénico
4 Programar, na mesa de luz, os efeitos pretendidos e efetuar a gravação da programação
5 Efetuar a montagem e afinação do equipamento sonoro, definir níveis e equalizações, podendo recorrer ao uso de microfones para amplificação de vozes e sons de cena, de mesas de mistura e de gravadores para a criação de determinados efeitos
6 Operar em mesas áudio digitais e analógicas e equipamento afim

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Os titulares de um diploma técnico superior profissional podem candidatar-se a um 1.º ciclo de estudos (Licenciatura) através do concurso especial (alínea c) do número 2 do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho.

Ramo Comum

Ano curricular: 1