Mestrado em Educação Especial

Objetivos do Curso

Este mestrado visa proporcionar formação no âmbito das filosofias e práticas de acompanhamento e inclusão sócio-educativa de indivíduos com necessidades educativas especiais (NEE), centrando-se nas patologias do foro cognitivo e motor. O curso decorre ao longo de 4 semestres, correspondendo à realização de 30 créditos semestrais, num total de 120 ECTS, sendo 15 ECTS relativos a formação em Ciências da Educação e 105 ECTS relativos a formação em Educação Especial.
Nesse sentido o curso visa:
– Divulgar e explicitar a filosofia de educação de crianças com NEE numa perspectiva de escola inclusiva.
– Desenvolver competências de intervenção e mobilização de todos os agentes educativos, nomeadamente, pais, professores/educadores, técnicos e comunidade.
– Preparar para a adaptação e construção de instrumentos de observação e avaliação capazes de apoiar na identificação de necessidades educativas especiais, particularmente no domínio específico de formação.
– Capacitar para a planificação e implementação das adaptações curriculares apropriadas às necessidades dos alunos e às características das instituições educativas.
– Capacitar para a aplicação fundamentada de estratégias específicas de intervenção, mais em particular no domínio dos problemas cognitivos e motores.

Condições de Acesso e Ingresso

De acordo com o Regulamento do Ciclo de Estudos conducente à obtenção do grau de Mestre pelo IPC, podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
a) Os titulares do grau de Licenciado ou equivalente legal em ensino, ou em área afim, conferido por instituição de ensino superior nacional;
b) Os titulares de um grau académico superior estrangeiro, ou equivalente legal, em ensino, ou em área afim, conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido, pelo conselho técnico-científico da ESEC, como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado, nas áreas acima referenciadas;
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido, pelo Conselho Técnico-Científico da ESEC, como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Saídas Profissionais e Empregabilidade

O curso qualifica para o exercício de funções no âmbito da Educação Especial em estruturas de âmbito educativo, nomeadamente em agrupamentos de escolas, os docentes que à data de entrada no mestrado sejam profissionalizados em ensino e possuam pelo menos 5 anos de serviço docente.

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Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

No fim do Ciclo de Estudos os estudantes deverão ter atingido:
Competências de avaliação das potencialidades e necessidades educativas da população-alvo;
Competências de análise e avaliação dos contextos de intervenção;
Competências de definição fundamentada de propostas de intervenção;
Competências técnico-pedagógicas de trabalho direto com populações portadoras de necessidades educativas especiais;
Competências de articulação e cooperação com outros recursos e profissionais no sentido de obter uma resposta integrada para os problemas identificados;
Competências para a inserção da atividade educativa no âmbito do Projeto Educativo de Escola;
Competências para articulação da intervenção com a família e comunidade;
Competências atitudinais para uma prática inclusiva.
O aprofundamento dos objetivos de aprendizagem a atingir pelos estudantes, a sua operacionalização e a medição do grau de cumprimento está previsto em cada um dos programas das unidades curriculares que integram o Ciclo de Estudos.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

O Diploma de Mestrado em Educação Especial, Especialização em Problemas Cognitivos e Motores dá acesso a formação de nível superior, nomeadamente a estudos de 3.º ciclo.

Coordenador(es) do Curso

Especialização em Problemas do Domínio Cognitivo e Motor

Unidade curricular Código ECTS Período
Projeto 20039027 60 N.A.