Mestrado em Educação Especial

Objetivos do Curso

Curso Acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua
Área de formação especializada: Educação Especial
Especialização em: domínio cognitivo e motor
Modalidade de formação: Mestrado
Registo de acreditação: CCPFC/CFE-3711/23
N.º de horas de formação acreditadas para progressão em carreira, para efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º do Decreto-Lei n.º 22/2014, de 11 de fevereiro: 400
Para os efeitos previstos no Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores o presente curso releva como curso de formação especializada, na área acima referida, para Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário, profissionalizados, que à data de entrada no curso tivessem pelo menos cinco anos de serviço docente.
Para os efeitos de aplicação do artigo 9.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, o presente curso releva para a progressão em carreira de Docentes do grupo 910.

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Este mestrado visa proporcionar formação no âmbito das filosofias e práticas de acompanhamento e inclusão sócio-educativa de indivíduos com necessidades educativas especiais (NEE), centrando-se nas patologias do foro cognitivo e motor. O curso decorre ao longo de 4 semestres, correspondendo à realização de 30 créditos semestrais, num total de 120 ECTS, sendo 15 ECTS relativos a formação em Ciências da Educação e 105 ECTS relativos a formação em Educação Especial.
Nesse sentido o curso visa:
– Divulgar e explicitar a filosofia de educação de crianças com NEE numa perspectiva de escola inclusiva.
– Desenvolver competências de intervenção e mobilização de todos os agentes educativos, nomeadamente, pais, professores/educadores, técnicos e comunidade.
– Preparar para a adaptação e construção de instrumentos de observação e avaliação capazes de apoiar na identificação de necessidades educativas especiais, particularmente no domínio específico de formação.
– Capacitar para a planificação e implementação das adaptações curriculares apropriadas às necessidades dos alunos e às características das instituições educativas.
– Capacitar para a aplicação fundamentada de estratégias específicas de intervenção, mais em particular no domínio dos problemas cognitivos e motores.

Condições de Acesso e Ingresso

O acesso faz-se conforme o disposto no Regulamento Académico do 2.º Ciclo de Estudos do IPC.

Saídas Profissionais e Empregabilidade

O curso qualifica para o exercício de funções no âmbito da Educação Especial em estruturas de âmbito educativo, nomeadamente em agrupamentos de escolas, os docentes que à data de entrada no mestrado sejam profissionalizados em ensino e possuam pelo menos 5 anos de serviço docente.

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Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

No fim do Ciclo de Estudos os estudantes deverão ter atingido:
Competências de avaliação das potencialidades e necessidades educativas da população-alvo;
Competências de análise e avaliação dos contextos de intervenção;
Competências de definição fundamentada de propostas de intervenção;
Competências técnico-pedagógicas de trabalho direto com populações portadoras de necessidades educativas especiais;
Competências de articulação e cooperação com outros recursos e profissionais no sentido de obter uma resposta integrada para os problemas identificados;
Competências para a inserção da atividade educativa no âmbito do Projeto Educativo de Escola;
Competências para articulação da intervenção com a família e comunidade;
Competências atitudinais para uma prática inclusiva.
O aprofundamento dos objetivos de aprendizagem a atingir pelos estudantes, a sua operacionalização e a medição do grau de cumprimento está previsto em cada um dos programas das unidades curriculares que integram o Ciclo de Estudos.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

O Diploma de Mestrado em Educação Especial, Especialização em Problemas Cognitivos e Motores dá acesso a formação de nível superior, nomeadamente a estudos de 3.º ciclo.

Coordenador(es) do Curso

Especialização em Problemas do Domínio Cognitivo e Motor

Ano curricular: 2
Unidade curricular Código ECTS Período
Projeto 20039027 60 Anual