Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico

Objetivos do Curso

Os objetivos gerais do CE tomam como referência o perfil de desempenho profissional definido pelo DL nº 241/2001 de 30 agosto, conjugado com o DL 79/2014 de 14 de maio e demais legislação relativa a graus e diplomas do ensino superior. Assim, o CE organiza-se como um curso de habilitação para a docência no domínio 1º e 2º CEB (Português e História e Geografia de Portugal), visando, fundamentalmente, a formação de professores/as capazes de desenvolver práticas intencionais e de qualidade.

Estrutura Curricular: 4 semestres e defesa pública de um Relatório Final decorrente da articulação entre a Prática de Ensino Supervisionada e a Didáticas Específicas.

Engloba 4 componentes de formação: 1) A componente de formação educacional geral (FEG), com 9 ECTS; 2) A componente de formação na área de docência (FAD), com 27 ECTS; 3) A componente de didáticas específicas (DE), com 33 ECTS; 4) A componente relativa à prática de ensino supervisionada (PES), com 51 ECTS.

Condições de Acesso e Ingresso

Podem ser admitidos/as no mestrado os/as candidatos/as titulares de licenciatura em Educação Básica, nos termos do ponto 2 do artigo 18º do DL 79/2014, de 14 de maio. Os/as candidatos/as deverão ter obtido aprovação nas provas destinadas à verificação do domínio oral e escrito da língua portuguesa e do domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica, de acordo com os números 1 e 2 do artigo 17º do mesmo DL.

Saídas Profissionais e Empregabilidade

Habilitação para a docência no grupo 110;
Habilitação para a docência no grupo 200;
Habilitação para prossecução de estudos em Doutoramento.

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Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Tendo em linha de conta os objetivos gerais do CE pretende-se que o grau de mestre em ensino do 1º e 2º CEB (P/HGP) e a correspondente habilitação profissional para a docência neste nível do sistema educativo, seja conferido aos que demonstrem: Competências e conhecimentos no domínio genérico do 1º e 2º CEB, que sustentem o desenvolvimento de práticas pedagógicas de qualidade e a adoção de uma atitude investigativa e de análise crítica da realidade; Conhecimentos científicos e didáticos nas áreas de conteúdo do 1º e 2º CEB, e a capacidade para promover a sua articulação interdisciplinar; Competências e aptidões favoráveis à adoção de práticas integradas, sustentadas numa pedagogia apropriada à idade das crianças; Aptidão para identificar o impacto dos diversos âmbitos educativos e dos contextos comunitários em que estes se inserem, e competências para o trabalho colaborativo e em rede; Competências e atitudes de aprendizagem ao longo da vida, nomeadamente em processos auto-orientados.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

O Diploma de Mestrado em Ensino no 1º CEB e Português e História e Geografia de Portugal no 2º CEB dá acesso a formação de nível superior, nomeadamente a estudos de 3.º ciclo

Coordenador(es) do Curso