Mestrado em Marketing e Comunicação (Especialização em Gestão de Marketing)

Objetivos do Curso

Objetivos gerais do CE:
Oferecer uma formação que desenvolva e aprofunde os conhecimentos obtidos ao nível da licenciatura nas áreas do marketing e da comunicação, possibilitando a sua aplicação e desenvolvimento em contextos originais, complexos e multidisciplinares;
Fomentar a investigação aplicada e o desenvolvimento de natureza profissional de alto nível;
Dotar os alunos de métodos e técnicas de análise, planeamento, implementação e controlo atualizados e avançados;
Estimular a reflexão e o espírito crítico no diagnóstico e desenvolvimento de soluções;
Fomentar a comunicação de conclusões, bem como dos conhecimentos e dos raciocínios a elas subjacentes, com clareza e sem ambiguidades a diferentes públicos;
Ter desenvolvido as competências que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida, de modo auto-orientado e autónomo.
Possibilitar o prosseguimento de estudos de jovens licenciados e de profissionais com necessidades de aprofundamento de competências, com vista à melhoria do seu desempenho.

Estrutura curricular:
O ciclo de estudos, que tem como áreas científicas predominantes o Marketing e as Ciências da Comunicação, com a Classificação Nacional das Áreas de Educação e Formação (CNAEF) de 342 (principal) e 347 (secundária), assegura, predominantemente, a aquisição, pelo estudante, de uma especialização de natureza profissional.
O ciclo de estudos conducente ao grau de mestre integra: a) Um curso de especialização, constituído por um conjunto organizado de unidades curriculares, denominado curso de mestrado, a que corresponde 60 créditos; b) Uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projeto, originais e especialmente realizados para este fim, ou um estágio de natureza profissional objeto de relatório final, consoante os objetivos específicos visados, nos termos que sejam fixados pelas respetivas normas regulamentares, a que corresponde 48 créditos e uma unidade curricular articulada com a primeira de 12 créditos.
A estrutura do curso assenta num conjunto de 30 ECTS de tronco comum contento as matérias estruturantes para as áreas do Marketing e da Comunicação e o 2º semestre apresenta a divisão da turma por Especializações. Cada ramo apresenta duas UC obrigatórias e três optativas (podendo estas corresponder às UC obrigatórias do outro ramo). O 2º ano é inteiramente dedicado à elaboração do trabalho final, numa das três tipologias que a lei prevê (Estágio/Projeto/Dissertação). Nesse ano, são ainda oferecidos seminários sobre metodologias de investigação, para suporte ao trabalho final. O trabalho final é defendido perante um júri, nos termos do regulamento do ciclo de estudos.

Condições de Acesso e Ingresso

Podem candidatar‐se ao mestrado: a)Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal conferido por instituição de ensino superior nacional; b)Titulares de um grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo; c)Titulares de um grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido, pelo conselho técnico‐científico da ESEC e da ESTGOH, como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado; d)Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido, pelo Conselho Técnico‐Científico da ESEC e da ESTGOH, como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Saídas Profissionais e Empregabilidade

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Com uma abordagem integradora das variáveis fundamentais que constituem o marketing-mix, o Mestrado em Marketing e Comunicação conjuga numa formação pós-graduada as competências em termos de inovação e desenvolvimento de produtos e marcas (product), gestão de preços (price) e gestão dos canais de distribuição (placement), com as que dizem respeito às diferentes ferramentas que constituem a comunicação integrada de marketing (promotion).

Acesso a um Nível de Estudos Superior

O grau de mestre permite o acesso ao 3.º ciclo de estudos conducentes ao grau de Doutor.

Coordenador(es) do Curso

Gestão de Marketing