Técnico Superior Profissional em Qualidade Alimentar

Objetivos do Curso

O Curso Técnico Superior Profissional em Qualidade Alimentar tem como objetivo formar profissionais capazes de executar tarefas, acompanhar e supervisionar atividades, conceber e implementar sistemas de segurança alimentar e controlo da qualidade em empresas de processamento alimentar, contribuindo para o seu funcionamento e desenvolvimento sustentáveis.
O curso tem uma duração de 4 semestres letivos anos e encontra-se organizado por: uma componente de formação Geral e Científica (24 ECTS); uma componente Técnica (66 ECTS); e por uma componente em Contexto de Trabalho (30 ECTS).

Condições de Acesso e Ingresso

Nos termos do disposto no artigo 40º-E do Decreto-Lei nº 74/2006, de 24 de março, podem candidatar-se ao acesso aos CTeSP:
1) Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
2) Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março, alterado pelos Decretos-Leis nºs 113/2014, de 16 de julho e 63 /2016, de 13 de setembro;
3) Os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior.

Saídas Profissionais e Empregabilidade

O técnico superior profissional em Qualidade Alimentar pode desempenhar as seguintes atividades no exercício da sua profissão:
– Executar e supervisionar tarefas em processos de produção, transformação e conservação de alimentos;
– Colaborar no planeamento e implementação de sistemas de gestão da qualidade;
– Controlar a qualidade em processos de transformação e produção de produtos alimentares;
– Realizar análises físico-químicas, microbiológicas e sensoriais a alimentos;
– Avaliar a qualidade e segurança alimentar de matérias-primas e de produtos alimentares;
– Planear e implementar boas práticas de higiene e fabrico na produção, transformação e conservação de produtos alimentares;
– Planear e implementar sistemas de controlo da segurança alimentar;
– Monitorizar o cumprimento de limites de controlo e aplicar ações corretivas;
– Realizar auditorias de verificação das boas práticas de higiene e fabrico;
– Realizar auditorias a sistemas de segurança alimentar;
– Aplicar a legislação ambiental relacionada com as empresas do sector alimentar e avaliar o seu cumprimento;
– Planear e acompanhar a manutenção de equipamentos de processamento de alimentos;
– Participar no desenvolvimento de novos produtos e processos;
– Colaborar na implementação de estratégias de marketing e comercialização de produtos alimentares;
– Identificar oportunidades e desenvolver ideias de negócio no sector alimentar.

Para informações sobre dados estatísticos do curso clique aqui

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português (PT)

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Pretende-se que o detentor deste curso tenha conhecimento especializado de análises físico-químicas, microbiológicas e sensoriais, da legislação ambiental aplicada ao sector alimentar e de gestão e sistemas de tratamento de resíduos na indústria alimentar; tenha conhecimento abrangente de sistemas de gestão da qualidade (norma ISO 9001:2008), de estratégias e técnicas de marketing e gestão empresarial e de empreendedorismo.
Aplique técnicas de identificação, controlo e avaliação de perigos e de riscos em toda a linha de produção. Manuseie equipamentos de medição, monitorização e controlo. Realize auditorias de verificação das boas práticas de higiene e fabrico de instalações e equipamentos. Utilize técnicas de auditoria a sistemas de segurança alimentar. Pesquise e aplique a legislação relevante no âmbito da gestão ambiental e avalie o seu cumprimento. faça a gestão adequada da água, energia, resíduos e efluentes da indústria alimentar. Planeie e acompanhe a manutenção e inspecção em equipamentos e processos. Proponha soluções criativas para problemas abstractos no âmbito do projecto de novos produtos e sistemas de produção. Colabore na implementação de estratégias de marketing e comercialização de produtos alimentares. Saiba analisar, organizar e acompanhar estudos de prospecção de mercado. Aplique técnicas de comunicação adequadas ao contexto de intervenção.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Os detentores do Curso Técnico Superior Profissional em Qualidade Alimentar podem candidatar-se a um grau superior de Licenciatura.
Na Escola Superior Agrária de Coimbra, os diplomados têm acesso direto à candidatura para ingresso às licenciaturas em Agricultura Biológica, Engenharia Agro-Pecuária, Biotecnologia, Ciências Florestais e Recursos Naturais, Tecnologia Alimentar, Tecnologia e Gestão Ambiental.

Coordenador(es) do Curso

Tronco comum