Oliveira do Hospital

A cidade de Oliveira do Hospital acolhe a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Coimbra (ESTGOH) e está situada no sopé da Serra da Estrela. Deixamos aqui os principais pontos de interesse da cidade para serem apreciados por estudantes e visitantes.

Na cidade existem muitos exemplares de arquitetura religiosa que podem ser visitados, como a Igreja Matriz de Oliveira do Hospital que tem como titular a exaltação de Santa Cruz. A igreja paroquial de uma só nave, com teto de madeira pintada, conserva no conjunto três capelas: Capela dos Ferreiros (século XIV), Capela de S. Brás e Senhora da Piedade (século XVI) e a Capela de Nossa Senhora da Expectação (século XVIII). No adro desta igreja encontra-se uma das maiores tílias do país, senão a maior árvore centenária desta espécie em Portugal, com mais de 25 metros de altura e perto de 7 metros de perímetro.

Oliveira do Hospital conta ainda com um interessante património histórico para descobrir. As Ruínas Romanas de Bobadela, um dos mais importantes e bem preservados conjuntos arquitetónicos de valor histórico arqueológico do período romano em Portugal. Destacam-se ainda o Castelo de Avô e as antas da Arcaínha, da Sobreda ou Curral dos Mouros e do Pinheiro dos Abraços.

Nos dias de maior calor, não deixe de visitar a Praia Fluvial de Alvôco das Várzeas, que se situa junto à ponte medieval de Alvôco das Várzeas (século XVI), com uma vista magnífica para a Serra da Estrela. Nesta zona existem espaços verdes e atividades de lazer disponíveis.

Nesta região produz-se o famoso Queijo da Serra, feito com queijo de ovelha da Serra da Estrela, que não deve deixar de experimentar.