Proteção das Culturas

Resultados de Aprendizagem

1. Conhecer os princípios e componentes da Proteção Integrada das culturas;
2. Conhecer as metodologias da Protecção Integrada e da Proteção das culturas em Agricultura Biológica e os instrumentos necessários para a sua  aplicação nas culturas;
3. Conhecer os meios de proteção contra os inimigos das culturas em Proteção Integrada e em em Agricultura Biológica e as regras para uma Utilização Sustentável dos Produtos Fitofarmacêuticos.

Programa

1. A Proteção e Produção Integradas
– Evolução da proteção das culturas. Princípios e componentes da proteção integrada;
– A importância da OILB para o desenvolvimento da proteção integrada.
2. Aplicação prática das metodologias de protecão integrada e da proteção das culturas em Agricultura Biológica.
3. Os meios de proteção das culturas e a utilização sustentável dos produtos fitofarmacêuticos:
– Medidas Indiretas. Legislativas, genéticas, culturais, mecânicas e limitação natural. O uso óptimo dos recursos naturais. As práticas culturais sem impacto negativo nos ecossitemas. A promoção do desenvolvimento dos auxiliares e da biodiversidade funcional;
– Medidas Diretas. Físicas, mecânicas, térmicas, biológicas, biotécnicas e químicas. Substâncias de base e preparados vegetais. Os produtos fitofarmacêuticos, sua composição e formulações. Toxicologia e comportamento no meio ambiente. Resíduos e intervalos de segurança. Legislação sobre produtos fitofarmacêuticos. A homologação. A utilização dos produtos fitofarmacêuticos com segurança. O Uso Sustentável dos Produtos Fitofarmacêuticos.

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

AMARO, P. A Protecção Integrada. ISA Press. 2003.
Comissão Europeia. Proposta de Regulamento do Parlamento e do Conselho relativo à utilização sustentável de produtos fitofarmacêuticos, de 22 de junho. 2022.
COUTINHO, C. Artrópodes Auxiliares na Agricultura. Colecção Uma Agricultura com Norte. MADRP, DRAPN. 2007.
DGAV. Plano de Ação Nacional para o Uso Sustentável dos Produtos Fitofarmacêuticos (PANUSPF). Estabelecimento e Implementação. 1ª Revisão 2018-2023. DGAV. Lisboa. 2018.
DGAV. Plano de Ação Nacional para o Uso Sustentável de Produtos Fitofarmacêuticos (PANUSPF). Relatório de Execução 2013-2018. GDAV. Lisboa. 2018.
Directiva 2009/128/CE de 21 de Outubro, Uso Sustentável dos Pesticidas. 2009.
FERREIRA, J.C. (Coord.). As Bases da Agricultura Biológica Tomo I – Produção Vegetal. EDIBIO. Lisboa. 2012.
FRESCATA, C. Protecção contra pragas sem luta química. Colecção AGRO. Publicações Europa-América. 2004.
Lei N.º 26/2013 de 11 de Abril. 2023.
OLIVEIRA, A.B.; BARATA, A.; PRATES, A.; MENDES, F.; BENTO, F.; GASPAR, L. e CAVACO, M.- Proteção Integrada das Culturas. Volume I. Conceitos e Princípios Gerais. DGAV. Lisboa. 2014.
SIMÕES, J. S. Utilização de Produtos Fitofarmacêuticos na Agricultura. Colecção Agricultura e Ambiente. Sociedade Portuguesa de Inovação. 2005.
TORRES, L. (Coord.). Amigos desconhecidos do Agricultor – insectos, ácaros e aranhas. Colecção o Campo no seu bolso, nº 1. EDIBIO. 2010.
Legislação diversa sobre Protecção das Plantas e Produtos Fitofarmacêuticos.
Manuais Técnicos do Ministério da Agricultura sobre Protecção Integrada, Produção Integrada, Agricultura Biológica e Produtos Fitofarmacêuticos.