Resultados de Aprendizagem
– Conhecer conceitos básicos de turismo;
– Conhecer os componentes básicos do sistema turístico, bem como o seu funcionamento;
– Identificar as principais formas da prática do enoturismo;
– Diferenciar as principais rotas do vinho em Portugal e a sua importância para o desenvolvimento do enoturismo;
– Potenciar a ligação entre o vinho, a gastronomia e outras atividades culturais no funcionamento de rotas, eventos e outros projetos, assentes nas características próprias das regiões onde se inserem;
– Articular a atividade empresarial no domínio da vitivinicultura com atividades de enoturismo;
– Articular as atividades de enoturismo de natureza empresarial com as rotas e outros eventos das regiões onde se inserem;
– Criar planos de atividades ecoturísticas no âmbito de uma empresa vitivinícola, nomeadamente ao nível da visitação da vinha, adega e outras instalações técnicas.
– Participar na organização de eventos vínicos possibilitando a fruição turística dos espaços de produção de vinho;
– Gestão de websites e participação em redes e plataformas digitais.
Programa
1 – Conceitos básicos de turismo: turista, recursos, produtos, atividades, destinos, mercado, oferta e procura;
2 – O sistema turístico: componentes e funcionamento;
3 – Enoturismo: conceito e práticas; tipologias do enoturista; motivação, expetativas e experiência em enoturismo;
4 – Rotas dos vinhos: Património vitivinícola; denominações de origem; rotas do vinho em Portugal;
5 – Eventos vínicos: vinho e gastronomia; festivais gastronómicos; feiras e festas das vindimas;
6 – Da empresa à região: relação entre território, paisagem, produção vinícola e turismo; inserção em rotas do vinho e outras estruturas em redes; participação em eventos locais, regionais ou nacionais;
7 – Projetos em enoturismo ao nível empresarial: objetivos, benefícios e riscos; criação das infraestruturas necessárias; adaptação das instalações ao enoturismo; preparação e adequação dos funcionários; planeamento das atividades; serviço de vendas de produtos e serviços; maximização de proveitos financeiros e promocionais; comunicação pós visita;
8 – Gestão e promoção das atividades enoturísticas: criação e gestão de websites promocionais; reservas e venda de serviços em rede através de plataformas digitais.
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
ANJE (2019), Como criar uma empresa de Enoturismo. Guia Prático Sectorial no âmbito do projeto Portugal Empreendedor,
ANJE, CEC/CCIC e UERN; FIGUEIRA, L. M. (2013), Manual para Elaboração de Roteiros de Turismo Cultural. Ed. Instituto Politécnico de Tomar;
SIGALA, M. e ROBINSON, R. (2019), Wine tourism destination management and marketing: theory and cases. Australia: Palgrave Macmillan;
Businesscoot (2020), O mercado do enoturismo – Portugal. Ed. Businesscoot SAS;
VAZ, A. I. L. (2008), O enoturismo em Portugal: da Cultura do Vinho ao vinho como cultura. Dissertação de Doutoramento, FL/ULisboa;
MANFIO, V. (2019), Paisagem, turismo e vinho no Douro em Portugal: uma imponente tradição. Cadernos de Geografia nº 40 2019 Coimbra, FLUC – pp. 79 90;
Turismo de Portugal (2014), O Enoturismo em Portugal. Caraterização da oferta e da procura. Ed. Turismo de Portugal;