Métodos de Ensino
A avaliação envolverá a entrega, apresentação e discussão de um trabalho individual. Pressupõe a realização da procura e identificação da literatura na área em estudo, a análise de conteúdo e a apresentação do modelo final de investigação. O estudante deverá reunir com o docente responsável e com o supervisor para orientação e discussão do trabalho de investigação a desenvolver.
A avaliação da unidade curricular será baseada num documento escrito, Projeto de Tese e na sua apresentação oral. Este documento deverá incluir a descrição do tema do trabalho, a questão ou questões de investigação, o plano de investigação que se propõe seguir e o cronograma dos trabalhos.
Resultados de Aprendizagem
A estrutura programática permitirá a compreensão das várias temáticas envolvidas e o desenvolvimento das competências necessária a alguém que se propõe desenvolver uma tese de doutoramento nas áreas da agricultura, alimentação e Ambiente.
Os objetivos de aprendizagem são:
Capacitar os doutorandos para a procura e análise de informação científica necessária para a elaboração do projeto de tese.
Promover a aquisição de capacidades e a construção de atitudes de autonomia científica no planeamento e desenvolvimento de uma investigação original. Capacitar os doutorandos para o desenvolvimento de trabalho individual de investigação.
Apresentar e defender publicamente o Projeto de Tese.
Programa
O processo de investigação científica.
Iniciação ao trabalho individual de investigação (discussão do tema de investigação, discussão das principais questões que motivam o desenvolvimento do trabalho e definição geral do enquadramento teórico).
O processo de publicação de um trabalho de investigação científica.
Preparação e defesa do plano de trabalho a desenvolver durante a Dissertação de Doutoramento.
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Luis Adriano de Oliveira, Dissertação e Tese em Ciência e Tecnologia. Guia de boas práticas, Lidel – Edições Técnicas, 2011, ISBN: 978-972-757-742-2