Métodos de Ensino
As metodologias de ensino consistirão na realização de seminários/workshops ministrados por especialistas e discussão dos conteúdos lecionados entre estes e os doutorandos. Os doutorandos terão de escolher individualmente um tema de vanguarda que desenvolverão e entregarão aos membros do conselho de coordenação do doutoramento para avaliação.
O trabalho consistirá na avaliação crítica de um tema vanguarda à sua escolha, e que esteja alinhado com o tema da sua tese. Espera-se assim aumentar a capacidade crítica de analise e de apresentar soluções para os problemas, capacidades de extrema relevância para quem quer atingir um grau de doutoramento.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular Seminário visa proporcionar aos alunos uma visão geral de temas de vanguarda, relevantes para o desenvolvimento sustentável e a competitividade, sempre que possível, focadas na Região Centro Português. Neste contexto, serão convidados os investigadores do CERNAS e representantes das principais instituições relacionadas com a agricultura, alimentação e o ambiente (instituições públicas, empresas, ONGs) a apresentar os seus pontos de vista sobre a situação atual e as perspetivas futuras.
Um segundo conjunto de seminários terão como base a relevância e o caráter de vanguarda da investigação. Estes temas serão escolhidos principalmente entre os projetos de IDT desenvolvidos pelo corpo docente das quatro instituições envolvidas, que sejam relevantes para o sector agrícola (latu sensu).
Os alunos devem desenvolver um conhecimento holístico de temas de vanguarda e estabelecer uma visão crítica sobre os prós e contras da sua implementação ou desenvolvimento
Programa
Os conteúdos estão relacionados com a investigação de vanguarda relevante para o desenvolvimento sustentável da agricultura. A Unidade Curricular Seminários, começará por fornecer o contexto através da participação de personalidades relevantes que operam no sector. O objetivo é definir o contexto (internacional, europeu, nacional e regional), fazer o inventário dos pontos fortes e fracos, e prever as estratégias futuras possíveis.
Um segundo conjunto de seminários debruçar-se-á sobre temas de vanguarda, relevantes para o país e a região, agrupados em clusters como: desenvolvimento florestal sustentável, biotecnologia e técnicas avançadas de produção de plantas, fertilidade e maneio animal, tecnologias de processamento de alimentos, marketing e gestão da cadeia alimentar, técnicas ambientais avançadas para a produção sustentável e a competitividade e a aplicação de novas tecnologias adaptadas aos setores ambientais e agrícola.
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
A ser definida, cada investigador apresentará um pequeno artigo baseado na sua apresentação que será compilada e editada em formato de livro.