Métodos de Ensino
O ensino será focado na auto-aprendizagem, com apresentação inicial de conteúdos básicos em aulas de caráter expositivo e participativo, e ulterior realização de trabalhos práticos de forma autónoma, fomentando a autonomia na construção do seu próprio conhecimento e pensamento científico. Neste sentido, a UC implementará uma estratégia de “problem based solution”.
Os trabalhos incluem saídas de campo, trabalho laboratorial e subsequente processamento e análise dos dados, com a modelação dos sistemas ambientais estudados. A avaliação final será realizada pela apresentação e defesa de um trabalho final.
Resultados de Aprendizagem
Compreende os processos e os desafios colocados à sustentabilidade dos sistemas naturais e produtivos, e a crescente exigência de mudança de paradigma de exploração destes sistemas a nível global.
Conhece e elabora respostas e soluções em contexto de alterações globais (incluindo, por exemplo, aumento populacional, alterações de uso do solo, e mudanças climáticas).
Neste contexto, a UC tem como objetivo fornecer competências relacionadas com: 1. O papel dos solos nos sistemas naturais e produtivos; 2. Estrutura biofísica e processos funcionais associados; 3. Valorização de recursos naturais e sistemas de produção sustentáveis, e 4. A modelação de sistemas ambientais. O desenvolvimento destes temas permitirá aos alunos a aquisição de competências no âmbito de conceitos fundamentais às áreas da sustentabilidade dos sistemas naturais e produtivos, e na definição de soluções conceptualmente enquadradas na engenharia natural.
Programa
1. Papel dos suportes naturais e sua interação nos sistemas agrícolas e florestais: conceitos básicos, interação solo-água-vegetaçãoatmosfera; processos de degradação; soluções de engenharia natural na recuperação e restauro de sistemas degradados.
2. Estrutura biofísica e processos funcionais associados: caracterização de ecossistemas agrários e florestais; biodiversidade e serviços dos ecossistemas.
3. Valorização de recursos naturais e sistemas de produção sustentáveis: sistemas de produção tradicionais; composição química de materiais lenhocelulósicos; determinação dos constituintes dos materiais lenhocelulósicos; processos de valorização.
4. Modelação de sistemas ambientais: definição de cartografias de vulnerabilidade/risco como suporte à tomada de decisão na remediação e valorização de recursos
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Francis Group.
Begon, M., & Townsend, C. R. 2021. Ecology: from individuals to ecosystems. John Wiley & Sons.
Fengel, D., Wegener. 2011. Wood: Chemistry, Ultrastructure, Reactions. Walter de Gruyter.
Goovaerts P, 1997. Geostatistics for Natural Resources Evaluation, University Press, New York: Oxford.
Guimarães, R.C., Sarsfield Cabral, J., 2010. Estatística, 2.ª Ed., Editor: Verlag Dashöfer Portugal.
Isaaks, E. H. & Srivastava, R. M., 1989. An Introduction to Applied Geostatistics. Oxford University Press, New York, 561 pp.
Lynch DR 2009. Sustainable natural resource management: For scientists and engineers. Cambridge University Press.
Marshak S, 2018. EARTH, Portrait of a Planet. 6th edition, W.W. Norton & Company.
Molles MC, Sher AA, 2018. ISE Ecology: Concepts and Applications