Inovação e desenvolvimento de novos alimentos

Métodos de Ensino

As competências são adquiridas através da participação em aulas de carácter expositivo e participativo, com grupos de discussão sobre determinados assuntos, relacionados com os tópicos do programa e dos trabalhos propostos.

A elaboração, apresentação e discussão de trabalhos apresenta-se como uma ferramenta de aprendizagem baseada na pesquisa, e orientada para a resolução de problemas, proporcionando o envolvimento dos estudantes, demonstração e desenvolvimento de comunicação eficaz e uma maior dedicação facilitando a aprendizagem e aquisição de competências.

Técnicas de aula invertida serão utilizadas também como forma de melhorar a aprendizagem baseada em discussão e aprendizagem autónoma.

Nas aulas são utilizadas as tecnologias de comunicação usuais, com recurso a apresentações com datashow bem como vídeos. As ferramentas de pesquisa são utilizadas pelos estudantes como elementos fundamentais para o desenvolvimento de trabalhos, e o espírito crítico é fomentado através de grupos de discussão.

No contacto com os estudantes é privilegiada a utilização de ferramentas de e-learning.

Resultados de Aprendizagem

O doutorando será capaz de identificar oportunidades de desenvolvimento de novos alimentos, bem como encontrar as tecnologias apropriadas à implementação do projeto de desenvolvimento dos novos produtos, e à sua concretização, para dar resposta às necessidades dos consumidores, do mercado e das empresas, nomeadamente:

• Conhecer as metodologias de desenvolvimento de novos produtos, e as tecnologias e processos inovadores em indústria alimentar

• Explorar as propriedades de saúde dos alimentos funcionais • Explicar o conceito de clean label e a sua importância

• Discutir as práticas éticas na indústria alimentar

• Explorar o papel da genética no metabolismo dos nutrientes e nas necessidades dietéticas

• Identificar oportunidades de novos produtos alimentares enquadradas nas tendências que moldam a indústria alimentar

• Compreender e utilizar técnicas de análise sensorial avançadas e estudo de consumidor no desenvolvimento de novos produtos

Programa

1. Proteínas vegetais e alternativas. Bebidas vegetais. Produtos fermentados. Carne Cultivada. Insetos comestíveis.

2. Alimentos funcionais e saudáveis. Densidade nutricional. Compostos bioativos. Atividades biológicas. Prebióticos e probióticos.

3. Rótulo limpo. Regulamentação. Alegações. Alergénios. Aditivos e aromatizantes

4. Práticas éticas. Valores éticos. Comércio justo. Responsabilidade social. Abastecimento sustentável

5. Nutrição Personalizada. Influências genéticas. Genómica nutricional. Recomendações dietéticas personalizadas. Tecnologias emergentes em nutrição personalizada

6. Tendências no desenvolvimento alimentos. Poder económico, tecnologia, demografia, Pressão ambiental. Mudança de valores. Alimentos de conveniência. Produtos tradicionais. Produtos com canabidiol. Comida espacial. Impressão 3D

7. Avanços na ciência sensorial e sensometria: Integrar técnicas sensoriais. Projetar experiências de análise sensorial. Painéis Sensoriais. Métodos sensoriais. Estudos de consumidor.

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

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