Métodos de Ensino
A unidade curricular terá uma parte expositiva seguida da discussão das matérias com os alunos de doutoramento de forma a estimular o espírito crítico. Neste contexto o docente expõe os conteúdos programáticos, dando ênfase ao envolvimento ativo dos alunos, encorajando a sua participação e reflexão sobre os conteúdos abordados.
No alinhamento com a estratégia pedagógica do programa doutoral, será implementada uma metodologia “Problem-Based Learning” (PBL), na qual o trabalho a ser realizado por cada doutorando estará alinhado com o seu projeto de tese, de forma a desenvolver conhecimentos e competências que serão úteis nos trabalhos de tese, além de por serem adquiridos quando os doutorandos mais necessitam do conhecimento e competências “just in time”, proporcionam uma aprendizagem mais profunda e consistente, tendo em vista uma maior eficácia na utilização dos conteúdos e competências ao nível dos trabalhos de tese.
Existe a possibilidade de convidar especialistas para partilhar conhecimentos e validar as ideias dos trabalhos propostos pelos estudantes.
Resultados de Aprendizagem
1.Caracterizar práticas sustentáveis de produção de alimentos que promovem o uso responsável dos recursos naturais e a proteção do ambiente.
2.Identificar sistemas de produção sustentáveis e os respetivos contributos para a obtenção de produtos alimentares de elevado valor acrescentado.
3.Identificar as diferenças, benefícios e desafios entre sistemas de produção agrícola e animal (agricultura convencional, produção integrada, agricultura biológica, biodinâmica, sintrópica, etc) e o seu grau de sustentabilidade (soberania alimentar, proteção da saúde humana e dos ecossistemas, preservação do solo e da água, biodiversidade funcional, genética e produtiva).
4.Compreender a relevância dos recursos genéticos e do melhoramento para a agricultura.
5.Conhecer a importância da redução do uso de agroquímicos na promoção da saúde ambiental e humana.
6.Conhecer a relevância da diversificação de culturas e a sua rotação para a melhoria da fertilidade do solo e a prevenção de pragas e doenças
Programa
Génese e evolução da produção de alimentos, indicadores socioeconómicos.
Fatores abióticos e bióticos. Clima, mudanças climáticas, conservação do solo e da água; Vírus, bactérias, protozoários, fungos, plantas e animais, como inimigos e auxiliares ou antagonistas da produção.
Sustentabilidade e o uso responsável dos fatores de produção e práticas culturais ou maneio.
Conservação, seleção e melhoramento de recursos genéticos: Colheita de germoplasma, conservação e utilização de variedades tradicionais e de raças autóctones; Programas de melhoramento genético e participativo para promover a adaptação das variedades ao local e à cadeia de valor; Melhoramento clássico e novas técnicas genómicas.
Promoção da biodiversidade: Biodiversidade funcional; biodiversidade das espécies agrícolas e tolerância às mudanças climáticas e aos inimigos das culturas; Valorização de espécies autóctones; Criação de infraestruturas ecológicas.
Tecnologias de produção e Modos de Produção Agrícola e Animal.
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Agroecology: The Ecology of Sustainable Food Systems 2nd edition. CRC press: Gliessman, Stephen R. 2006
Edited By V. Ernesto Méndez, Christopher M. Bacon, Roseann Cohen, Stephen R. Gliessman. ISBN 9780367436018 .2020
FERREIRA, J.C. et al (2021) Boas Práticas Agrícolas Para o Solo e Para o Clima. Agricultura Biológica – Livro 1. AGROBOOK. ISBN 9789899017511
Mendes-Moreira, P., Satovic, Z., Mendes-Moreira, J., Santos, J. P., Nina Santos, J. P., Pego, S., & Vaz Patto, M. C. (2017). Maize participatory breeding in Portugal: Comparison of farmer’s and breeder’s on?farm selection. Plant breeding, 136(6), 861-871.
Monteiro, A., & Santos, S. (2022). Sustainable Approach to Weed Management: The Role of Precision Weed Management. Agronomy, 12(1). https://doi.org/10.3390/AGRONOMY12010118
Monteiro, A., Costa, J. M., & Lima, M. J. (2018). Goat System Productions: Advantages and Disadvantages to the Animal, Environment and Farmer. In Goat Science. InTech. https://doi.org/10.5772/in