Sistemas de agricultura e sustentabilidade dos territórios

Métodos de Ensino

Aprendizagem com base em projeto, a partir da análise de uma exploração agrícola ou uma área de um território, utilizando indicadores associados à caracterização dos sistemas de agricultura local ou regional, no contexto do território em que o estudante se insere ou se identifica.

Dinamização de sessões de discussão e debate, a partir da pesquisa e trabalhos realizados para a caracterização/definição dos sistemas de agricultura, fomentando a interação através da análise comparativa e crítica de indicadores para diferentes sistemas de agricultura.

Ao abordar sistemas agrícolas e os seus problemas, os doutorandos terão ainda a hipótese de aprofundarem os conhecimentos e competências técnicas em temas relevantes, alinhados com o seu tema de tese e que se destinam a adquirir competências que serão usadas e otimizadas nos trabalhos de tese. Esta abordagem de “Problem Based Learning” permite o aprofundamento de conhecimentos e sobretudo de competências técnicas que permitirão um melhor desempenho do doutorando nos trabalhos de doutoramento. na área da agricultura.

Resultados de Aprendizagem

1 – Conhece os conceitos e metodologias de caracterização de sistemas de agricultura e de diagnóstico territorial.
2 – Analisa os sistemas de agricultura na perspetiva produtiva, económica, social e ambiental – inputs e outputs.
3 – Conhece práticas agrícolas, pecuárias e florestais para uma agricultura sustentável e impactos no território.
4 – Compreende a importância das abordagens de natureza multidisciplinar tendo em vista uma análise das distintas variáveis presentes nas dinâmicas dos sistemas produtivos, para uma mais correta perceção e avaliação dos sistemas de agricultura (indicadores de sustentabilidade, análises de ciclo de vida, diagnósticos territoriais).
5 – Sabe desenvolver um estudo de caso para avaliação de um sistema de agricultura – um diagnóstico territorial ou um diagnóstico das relações sistémicas de uma exploração agrícola/agroflorestal com o seu território.

Programa

1 – Principais sistemas de agricultura (SA) e ambientes em que se inserem. Associação dos diferentes SA aos territórios.
Sistemas de produção em agricultura – policultura – monocultura, extensivo – intensivo, utilização de recursos,
utilização de tecnologia
Agricultura industrializada
Agricultura familiar
Sistemas agropecuários
Sistema agroflorestais
2 – Eficiência dos SA. Características edafoclimáticas e adaptação dos SA a um território. Diversidade e valorização de inputs e outputs ao nível da exploração e dos serviços dos ecossistemas.
3 – Diversidade dos SA ao nível territorial. Características económicas, sociais e ambientais. Ferramentas de diagnóstico territorial.
4 – Estudo de caso para avaliação de um SA, diagnóstico territorial ou diagnóstico das relações sistémicas de uma exploração agrícola/agroflorestal com o seu território. (Procura-se valorizar e desenvolver as relações do doutorando com o território, pelo estudo de sistemas de agricultura existentes).

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Altieri, M. A., & Nicholls, C. I. (2012). Agroecology scaling up for food sovereignty and resiliency. Sustainable agriculture reviews, 11, 1-29. DOI 10.1007/s13593-015-0347-5
Gliessman, S. R. (Ed.). (2014). Agroecology: The ecology of sustainable food systems. CRC Press
Pretty, J. (2008). Agricultural sustainability: concepts, principles, and evidence. Philosophical Transactions of the Royal Society B: Biological Sciences, 363(1491), 447-465.
Tilman, D., Cassman, K. G., Matson, P. A., Naylor, R., & Polasky, S. (2002). Agricultural sustainability and intensive production practices. Nature, 418(6898), 671-677.
Urruty, N., Tailliez-Lefebvre, D. & Huyghe, C. 2016. Stability, robustness, vulnerability and resilience of agricultural systems. A review. Agron. Sustain. Dev. 36: 15
Wezel, A., Bellon, S., Doré, T. et al. Agroecology as a science, a movement and a practice. A review. Agron. Sustain. Dev. 29, 503–515 (2009). https://doi.org/10.1051/agro/2009004;