Métodos de Ensino
A UC procura desenvolver nos doutorandos um conhecimento profundo das diferentes abordagens e tecnologias e a forma como podem ser integradas para a gestão agrícola. Nesse contexto, além do conhecimento e proficiência na perspetiva do utilizador, os doutorandos terão ainda a hipótese de aprofundarem os conhecimentos técnicos através de desafios tecnológicos, alinhados com o seu tema de tese e que se destinam a adquirir competências que serão usadas e otimizadas nos trabalhos de tese. Esta abordagem de Problem Based Learning permite o aprofundamento de conhecimentos e sobretudo de competências técnicas invulgares na área da agricultura.
As metodologias propostas incluem a exposição de conceitos e conteúdos teóricos, seguidas de oportunidades “hands on”, “on the job” direcionadas individualmente para as necessidades em termos da tese de doutoramento de cada um dos doutorandos.
Assim, a abordagem procura tornar proficientes os doutorandos em teledeteção, tratamento de imagem e utilização de SIGs como instrumento de apoio à tomada de decisões.
Os doutorandos adquirirão ainda competências em IoT, automação, sistemas robóticos e processamento de dados com recurso metodologias inteligência artificial e machine learning.
Nas aulas teóricas é feita uma exposição teórica de cada assunto. Nas aulas teórico-práticas é efetuada a associação dos conceitos teóricos à resolução de exercícios teórico-práticos e apresentação de equipamentos utilizados em operações de utilização. Na componente prática os doutorandos desenvolverão o seu próprio projeto, em linha com o tema do seu doutoramento, ou seja, desenvolverão competências que serão depois usadas nos trabalhos de tese.
Resultados de Aprendizagem
O curso fornece conhecimentos fundamentais de agricultura de precisão e a automação na agricultura, e da utilização de sistemas de informação na gestão agrícola. Os alunos devem: Ser proficientes na utilização de software de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e utilização de software SIG para edição, integração de dados e produção de informação. Conhecer como é efetuado o tratamento e edição de imagem, registo, processamento de dados e representação gráfica de dados. Conhecer a estrutura, as funções, ligações de diferentes tipos de sensores e atuadores, e dispositivos e tecnologias IoT. Diferenciar entre vários sistemas de automação e identificar os componentes utilizados, bem como compreender a ideias subjacentes à tecnologia de automação e reconhecer os diferentes tipos de sistemas robóticos. explorar as ferramentas e sistemas que utilizam inteligência artificial (IA), bem como conhecer o desenvolvimento de técnicas de machine learning, com dados reais.
Programa
Agricultura Digital
Agricultura 4.0 e Agricultura de Precisão. Uso de tecnologia na otimização de recursos como água, fertilizantes e pesticidas.
Tecnologia de Satélites e drones aplicada à Agricultura
Sistemas Globais de Navegação por Satélite (GNSS) e uso de drones. Deteção Remota aplicada à agricultura.
Processamento digital de imagens e interpretação para monitorizar culturas agrícolas.
Sistemas de Informação Geográfica (SIG) na Agricultura IoT, Automação e Robótica Agrícola
Internet of Things (IoT); sistemas robóticos e autónomos; sistemas de visão; automação; utilização de robôs e máquinas automatizadas no campo.
Inteligência Artificial, Machine learning e Big data na Agricultura
Armazenamento, análise e interpretação de grandes volumes de dados (Big Data). Aplicação de IA e técnicas de Machine learning na análise de dados agrícolas. Tomada de decisões automatizadas e previsões.
Blockchain na Agricultura.
Rastreabilidade e transparência na cadeia de produtos agrícolas.
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Fountas S, B. Espejo-garcia, A. Kasimati, N. Mylonas & N. Darra. (2020), “The Future of digital Agriculture: technologies and Opportunities,” IT Prof, vol. 22, no. 1, pp. 24–28. http://doi.org/10.1109/mItP.2019.2963412
Hassan SI, M. M. Alam, U. Illahi, M. A. Al ghamdi, S. H. Almotiri. (2021) “A systematic review on monitoring and Advanced Control Strategies in Smart Agriculture,” IEEE Access, vol. 9, pp. 32 517–32548, Feb. 2021.
http://doi.org/10.1109/ACCESS.2021.3057865
Pierpaoli, E., Carli, G., Pignatti, E. & Canavari, M. (2013). Drivers of precision agriculture technologies adoption: A literature review. Procedia Technology, 8: 61–69.
Popkova EG, & Sergi BS (ed.), Food Security in the Economy of the Future, Springer
Singh R, Thakur AK, Gehlot A, Kaviti AK (2022) Internet of Things for Agriculture 4.0 Impact and Challenges. Apple Academic Press.