Métodos de Ensino
Aulas teóricas, baseadas na exposição oral dos conceitos teóricos e na discussão crítica da aplicação desses conceitos à resolução de exercícios e problemas do mundo real.
Aulas teórico-práticas baseadas no apoio individualizado, no sentido de desenvolver o espírito critico e a criatividade dos alunos e fomentar a aplicação destas qualidades à resolução de exercícios e à abordagem de problemas.
Resultados de Aprendizagem
O objectivo desta unidade curricular é promover, no estudante que a complete com sucesso, as competências que a seguir se enumeram:
1. Domina os conceitos fundamentais do cálculo diferencial e integral e os aspectos relativos às suas aplicações; 2. Identifica e resolve equações diferenciais ordinárias de 1ª ordem.
A aplicação imediata dos conceitos teóricos à prática facilita e agiliza a construção ativa do conhecimento por parte dos alunos, ajudando-os a alcançar os objetivos de aprendizagem. A discussão detalhada dos conteúdos e dos problemas apresentados durante as aulas contribui para o desenvolvimento do espírito crítico e da autonomia dos alunos, ajudando-os a consolidar os saberes adquiridos.
Programa
Competência 1 – 1.1. Derivadas; 1.2. Primitivas; 1.3. Integrais definidos; 1.4. Áreas e Volumes por aplicação do integral definido; 1.5. Integrais impróprios
Competência 2 – 2.1. Equações diferenciais ordinárias de variáveis separáveis; 2.2. Equações diferenciais ordinárias lineares; 2.3. Equações diferenciais ordinárias de Bernoulli
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Ferreira, M. & Amaral, I. (2018). Primitivas e Integrais. Edições Sílabo.
Almeida, R., & Simões, R. (2017). Cálculo Teoria e Exercícios. Plátano Editora.
Almeida, R., & Simões, R. (2014). Primitivas. Escolar Editora.
Ávila, G. (2011). Cálculo das funções de uma variável, Volume 1. LTC.
Murteira, J., & Saraiva, P. (2010). Equações Diferenciais Ordinárias: Introdução Teórica, Exercícios e Aplicações. Almedina.
Farlow, J. (2006). Introduction to Differential Equations and Their Applications. Dover Publications Inc.