Conservação e Pós-Colheita

Métodos de Ensino

Para a concretização dos objetivos da unidade curricular e das competências previstas aos alunos, o processo de ensino aprendizagem assenta em aulas teórico-práticas em que o professor transmite conceitos teóricos, seguidos de aplicação prática por parte do aluno.

Resultados de Aprendizagem

1. Conhecer os processos de senescência
2. Identificar as causas gerais da deterioração de legumes, frutos e sementes
3. Reconhecer as condições de armazenamento
4. Conhecer as condições necessárias à conservação dos diversos produtos vegetais

Programa

1. Processos de senescência
2. Causas da decomposição dos produtos hortofrutícolas e influência dos fatores do meio
3. Técnicas de conservação
4. Influência das técnicas culturais na conservação
5. Condições necessárias à conservação dos diversos frutos, legumes e sementes
6. Principais acidentes fisiológicos e doenças pós-colheita

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

• ALMEIDA, D (2005) – Manuseamento de produtos hortofrutícolas. SPI. Porto.
• ALMEIDA, D. (2006) – Manual de Culturas Hortícolas. Volume I. Editorial Presença.
• ALMEIDA, D. (2006) – Manual de Culturas Hortícolas. Volume I. Editorial Presença.
• BONDOUX, P. (1992) – Maladi de conservation des fruits à pépins – pommes et poires. INRA. Paris.
• HYMA, Dr. P. (2018) – Post Harvest Food Grain Storage. Random Publications, ISBN 9789386372284
• HODGES, D. M. (Ed.) (2003) – Postharvest oxidative stress in horticultural crops. Food Products Press.
• JIAN, F. et JAYAS D. (2022) – Grains – Engineering Fundamentals of Drying and Storage. CRC Press, Taylor & Francis eBooks, ISBN 9781003186199.
• LAMILKANRA, O. (Ed.) (2002) – Fresh¬cut fruit and vegetables. Science, Technology and market. CRC Press.
• MAYER D. et al. (2017) – Grain Drying, Handling and Storage Handbook. MWPS 13 Third Edition.
• NAMESNY, A. (1993) – Post-recoleccion de hortalizas. Volume I. Hortalizas de hoja, tallo y flor. Edici