Biotecnologia e Biorrefinaria

Conhecimentos de Base Recomendados

2º ano da licenciatura completo.

Métodos de Ensino

O grande desenvolvimento da área ocorreu nos últimos anos, de igual forma o avanço científico na área faz com que a parte mais relevante do conhecimento na área se encontre publicada em artigos cientificos em revista, existindo ainda pouca literatura actualizada sobre o assunto. Assim recorre-se a artigos cientificos, e ás bases de dados como fonte principal do saber, complementando-se sempre que possível com demonstrações experimentais e/ou de unidade piloto.

Resultados de Aprendizagem

As matérias primas fósseis têm sido ao longo das ultimas décadas uma fonte barata materiais de partida, necessárias ao fabrico de muitos produtos habituais à sociedade moderna. O início do século foi marcado por um aumento da procura e consumo de petróleo, devido ao elevado crescimento económico global, especialmente a Oriente. No mesmo periodo a descoberta de novas reservas de petróleo e de gás de dimensão relevante foi decepcionante. Alem disso, a instabilidade política e a guerra ocorreram em zonas geográficas importantes para a produção de petróleo. Por outro lado as emissões gasosas estão a por em causa o clima do planeta. Este contexto fez que sejam activamente procuradas novas soluções para substituição de todos os produtos relacionados com a fileira do petróleo, ao mesmo tempo que se procuram rentabilizar desperdícios e resíduos. Para este objetivo a Biomassa assume-se como o único produto renovável capaz de servir como fonte de matérias primas para uma gama alargada produtos

Programa

A biomassa como fonte de matérias primas renováveis. Papel da Biotecnologia no seu desenvolvimento.
A Biomassa:
Composição química e física da biomassa.
Decomposição térmica da biomassa: bioóleo, pirólise e gás de síntese “syngas”. Associação ao processo Fischer-Tropsch. Possibilidades biotecnologicas e problemas.
Decomposição ácida/enzimática: hidrólise parcial da biomassa. Celulose, sua decomposição. Problemas técnicos.
Celulose microcristalina. Obtenção de oligossacarideos. Usos na industria alimentar e farmacêutica.
Sacarificação ácida e enzimática. Modelos naturais: o sistema digestivo da térmite e os rumimantes.
Hemicelulose: hidrólise, usos. Redução a xilitol. Uso e valor dos xilitois
Obtenção de celulases: obtenção e relevância industrial.
Residuos e biomassa: alimentos com elevado teor em polissacarideos, materiais lenhino celulósicos residuais, uso de desperdícios: ex. soro de leite. Uso de cana de açucar (Brasil) e de cereais (USA).
Métodos de preparação de etanol.

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Apresentação por parte dos alunos de trabalho em área afim. - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Apresentação por parte dos alunos de trabalho em área afim. - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia