Métodos de Ensino
Organização de seminários, com oradores convidados, para análise e discussão de assuntos actuais sobre a
gestão sustentável dos recursos florestais.
Pesquisa bibliográfica sobre os assuntos actuais de discussão pública e sobre sustentabilidade,
desenvolvimento sustentável e certificação.
Análise de estudos de caso que relacionam os aspectos tratados no âmbito desta unidade curricular.
Desenvolvimento de trabalhos apresentações e discussões relacionados com os aspectos tratados no âmbito
desta unidade curricular.
Leccionação dos conteúdos teóricos em aulas teórico-práticas.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se desenvolver nos estudantes:
1. capacidade de avaliação do ambiente político e administrativo que determina a formação das políticas tendo
em conta a incerteza e a complexidade que lhe estão associadas;
2. compreender as Instituições, organizações e agentes individuais que participam activamente nos processos
políticos, incluindo os factores que condicionam o seu envolvimento;
3. capacidade de examinar criticamente as respostas políticas aos acontecimentos relacionados com o uso dos recursos naturais;
4. capacidade de implementar análises estratégicas e compreender os meios necessários à sua
implementação.
Programa
1. Noções elementares sobre desenvolvimento sustentável, economia e desenvolvimento. Barreiras ao
desenvolvimento sustentável. As grandes ameaças ao mundo rural: a desertificação física e humana. Ética
profissional e desenvolvimento sustentável.
2. Instituições, Organizações e Agentes intervenientes nos processos politicos ligados à gestão florestal e dos
recursos naturais; gestão de conflitos.
3. Politicas globais, nacional, regionais e sectoriais para o uso e conservação das florestas e dos recursos
naturais a eles associados.
4. Critérios e indicadores de sustentabilidade para as florestas e espaços naturais a eles associados.
5. Certificação Florestal. Processos de certificação. Efeitos sociais e ambientais da certificação. Benefícios e
custos. Especificidades da implementação da certificação florestal no contexto português.
6. Certificação da gestão florestal e dos produtos florestais.
Métodos de Avaliação
- - Exame escrito - 100.0%
- - Trabalho - 50.0%
- - Teste 1 - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Nemetz, P., 1992. Emerging issues in forest policy. Ucb Press, Vancouver
Bergh, J., 1996. Ecoligical economics and sustainable development. Theory, methods and applications.
Edward Elgar Publications
Stine, R.A., Ellefson, P.V., 1997. Organizational effects on policy implementation in a geographical dispersed natural resources organization. Evaluation Review, 21(4):419-437.
Cashore, B., 2007. Creating intelligent markets: lessons from forest certification. University of Michigan Ann
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Cubbage, F., W., OLaughlin, J. and C. Bullock III, 1993. Forest Resource Policy. John Wiley & Sons, Inc., New
York
David C.Z., Ellefson, P.V., 1999. State forestry agencies and biodiversity programs: Whos responsible for
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Maser, C., Smith, W., 2001. Forest certification in sustainable development: healing the landscape. Crc press
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