Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas; trabalhos práticos orais e escritos.
Resultados de Aprendizagem
1. Desenvolver competências de compreensão e expressão oral e escrita.
2. Conhecer procedimentos para o registo e tratamento da informação obtida através de material impresso e online.
3. Compreender o papel da comunicação como instrumento de qualidade no desenvolvimento de competências sociais de relacionamento interpessoal.
Programa
1. Compreensão e expressão oral e escrita: características da expressão oral e escrita: semelhanças e diferenças; erros mais comuns (ortográficos, de concordância, regência e construção morfológica e sintática); adequação do discurso à situação de comunicação; coesão e coerência textuais. 2. Tratamento da informação obtida através de material impresso e online: elaboração de resumos e palavras-chave; estruturação de relatórios científicos;tipos de citações e modos de referência à fonte; elaboração de bibliografias de acordo com as normas nacionais e internacionais. 3. A comunicação nas relações interpessoais: requisitos de uma comunicação eficaz: identificação dos obstáculos à comunicação; princípios básicos da comunicação face a face; a comunicação não-verbal; atitudes propiciadoras da comunicação.;técnicas de comunicação oral e escrita no atendimento ao público.;diferentes estilos de comunicação e comportamentos interpessoais; o trabalho de equipa; gestão de conflitos.
Métodos de Avaliação
- - Teste escrito - 40.0%
- - Trabalho prático - 30.0%
- - Apresentação oral - 30.0%
- - Apresentação oral - 40.0%
- - Teste escrito - 60.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
KOCH, I.V. TRAVAGLIA, L. C. (2002). A coerência textual. São Paulo: Editora Contexto.
INSTITUTO PORTUGUÊS DA QUALIDADE (2001).N P 405-1.1994, Informação e documentação -Referências bibliográficas:documentos impressos e NP 405-4.2002. Informação e documentação -Referências bibliográficas:documentos eletrónicos.
ESTRELA, E.; SOARES, M.A.; LEITÃO, M.J. (2004). Saber escrever, saber falar. Lisboa: Publicações Dom Quixote
GIBBONS, B. (2007). Comunicar com êxito. Porto: Porto Editora
CUNHA, P. MOREIRA, M. SILVA, P. (2003). Estilos de gestão de conflitos: uma contribuição para a práticaconstrutiva de resolução de conflitos. Recursos Humanos Magazine. novembro/dezembro, nº29, p. 42-52.
PINTO, A (1991). A Dinâmica do Relacionamento Interpessoal. Lisboa: IEFP.
GOMES, F.A. (2008). O acordo ortográfico. Porto:Porto Editora.
KOCH, I.V. (2001). A coesão textual. 15th. São Paulo: Editora Contexto.