Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável
Métodos de Ensino
Exposição oral dos conteúdos básicos à aquisição das competências; Actividades de pesquisa orientada, a realizar durante o tempo de contacto e fora dele; Elaboração de projectos sob orientação; Apresentação oral e discussão de trabalhos realizados em grupo. Elaboração e discussão de relatórios de visitas.
Resultados de Aprendizagem
1. Conhecer o conceito, princípios teóricos e principais meios de interpretação do património;
2. Identificar semelhanças e diferenças conceptuais entre interpretação e museologia, assim como entre as respetivas instituições e infraestruturas de suporte (ex. museus, ecomuseus, centros de interpretação, etc.);
3. Avaliar as potencialidades de patrimónios culturais ou naturais para a implementação de projectos de interpretação, tendo em conta políticas públicas, legislação e instrumentos de apoio aplicáveis;
4. Aplicar técnicas e instrumentos de interpretação adequados a situações em concreto.
5. Elaborar planos simples de interpretação do património cultural ou natural;
6. Utilizar programas de interpretação em espaços naturais, culturais e recreativos para a promoção de processos educativos.
Programa
a) Introdução à interpretação: conceptualização e aplicações;
b) Museus e museologia; a nova museologia e os ecomuseus; Infraestruturas: centros de interpretação e acolhimento de visitantes;
c) Análise de programas de interpretação; estudo de casos;
d) Distinção entre meios, técnicas e instrumentos de interpretação; sua adequação a situações em concreto;
e) O planeamento de programas e projetos de interpretação: análise da situação; definição de objectivos; recolha de informação; definição do público-alvo; execução e avaliação;
f) Interpretação e processos educativos.
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
TILDEN, F. (2006), La interpretación de nuestro patrimonio (tradução em castelhano de Interpreting our heritage) GEA/CICLOS (Librería de Ciclos).
PERES, A. (1995), Educando Educadores no Turismo. OMT e Universidade Politécnica de Valença, OMT, Valença.
ALVES, J., et al (1998), Habitats Naturais e Semi-Naturais de Portugal Continental. ICN, Lisboa.
PEREZ DE LAS HERAS, M. (1999), La guia del ecoturismo. Ediciones Mundi-Prensa, Madrid.
ATKINSON et al (2001), A sense of place: an interpretative planning Handbook. 2rd edition. James Carter Editor. Scotland.
Staiff, Russell (2014), Re-imagining Heritage Interpretation: Enchanting the Past-Future. Routledge, 208 p.
Bourdeau, L.; Gravari-Barbas, M.; Robinson, M. (ed.) (2015), World Heritage, Tourism and Identity (Inscription and Co-production). Routledge, 290 p.
Wood, M. E. (2017), Sustainable Tourism on a Finite Planet (Environmental, Business and Policy Solutions). Routledge, 328 p.