Métodos de Ensino
As metodologias de ensino assentam:
1 Em aulas teórico-práticas em que o professor transmite conceitos teóricos, seguidos de aplicação prática por parte do aluno?
2. Na análise e discussão de artigos científicos que ilustram tecnologias pós-colheita e/ou rastreabilidadede produtos hortofrutícolas;
3 Na realização e discussão de projetos que estudam o percurso do campo ao prato de produtos hortofrutícolas, previamente escolhidos pelos alunos
Resultados de Aprendizagem
1 Identificar as causas gerais da deterioração de frutos e legumes
2 Reconhecer a influência dos parâmetros condicionantes da duração e qualidade do armazenamento: temperatura, humidade relativa e circulação do ar
3 Conhecer as condições necessárias à conservação dos diversos frutos e legumes
4 Conhecer os princípios da tecnologia póscolheita
5 Conhecer as principais normas de controlo de qualidade na cadeia alimentar
6 Entender os passos da rastreabilidade no sector hortofrutícola
Programa
Características biológicas dos produtos hortofrutícolas com aptidão a serem conservados pelo frio (estrutura, composição e parâmetros fisiológicos)
Alterações físicas e bioquímicas durante a maturação e senescência
Índices de maturação
Fatores pré-colheita, colheita e preparação para o mercado
Fisiologia pós-colheita dos produtos hortofrutícolas
Tecnologias de conservação:
a) Psicrometria, perda de água e temperatura
b) Composição da atmosfera (NA, CA, LO, ULO, e MA)
c) Produtos hortofrutícolas minimamente processados ( Fresh cut ou IV Gama
Principais acidentes fisiológicos e doenças pós-colheita e métodos para o seu controlo
Condições de conservação de hortícolas (folhas, bolbos, tubérculos e caules)
Condições de conservação de frutos (pomos, drupas e pequenos frutos)
Rastreabilidade de produtos hortofrutícolas – Necessidade, qualidade, características, custos e benefícios
Legislação e normas aplicáveis
Diretrizes para a rastreabilidade de produto
Métodos de Avaliação
- - Teste escrito que avalia os conteúdos teórico-práticos - 100.0%
- - Análise critica de dois artigos científicos - 25.0%
- - Teste escrito que avalia os conteúdos teórico-práticos - 50.0%
- - Estudo do percurso de um produto hortofrutícola do campo ao prato - 25.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
BONDOUX, P. – Maladi de conservation des fruits à pépins – pommes et poires. INRA. Paris . 1992
BRIZ, J. -Trazabilidad y Seguridad Alimentaria. Ed MundiPrensa. Madrid. 2003
CODIPOR- Directrizes EAN.UCC para a rastreabilidade dos produtos hortofrutícolas. 2002
DOMINGOS, A. – Manuseamento de produtos hortofrutícolas. SPI. Porto. 2005
HODGES, D. M. (Ed.) – Postharvest oxidative stress in horticultural crops. Food Products Press. 2003
LAMILKANRA, O. (Ed.) – Freshcut fruit and vegetables. Science, Technology and market. CRC Press. 2002
NAMESNY, A. – Postrecoleccion de hortalizas.. Ed Reus. 1993, 1996 1 1999
SASS, P. – Fruit storage. Mezõgazda Kiadó. 1993
SHEWFELT, R. & BRUCKNER, B. – Fruit and vegetable quality. An integrated view. CRC Press. 2000
USDA – Traceability for food marketing and food safety : What sthe next step ? Economic Research Unit, USDA. 2000
VIÑAS, I. RECASENS, , J. E GRAELL, J Poscosecha de peras, manzana y melocotón. Ed MundiPrensa. 2013
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HODGES, D. M. (Ed.) – Postharvest oxidative stress in horticultural crops. Food Products Press. 2003
NAMESNY, A. – Postrecoleccion de hortalizas. Volume I, II e III. Ed Reus. 1993, 1996, 1999
USDA – Traceability for food marketing and food safety : What sthe next step ? Economic Research Unit, USDA. 2000
VIÑAS, I. RECASENS, , J. E GRAELL, J Poscosecha de peras, manzana y melocotón. Ed MundiPrensa. 2013