Conhecimentos de Base Recomendados
Agronomia, economia e gestão
Métodos de Ensino
O desenvolvimento da componente teórica é realizado com recurso ao método expositivo, recorrendo a estratégias de exposição participada, estudo de casos, exemplos práticos, resolução de exercícios individuais ou em grupo. Elaboração em grupo de trabalho nomográfico sobre o comércio internacional constitui a parte prática
Resultados de Aprendizagem
Esta UC tem por objetivo proporcionar ao estudante um conhecimento pormenorizado do funcionamento das instituições internacionais e dos princípios do comércio internacional. Examina ainda o desenvolvimento do comércio internacional, o desenvolvimento das políticas e dos instrumentos do comércio e o efeito das políticas nacionais no comércio internacional. Identifica os efeitos positivos e negativos da globalização e as suas implicações nas estratégias de marketing. O aluno deverá adquirir competências na economia internacional, deverá conhecer as principais politicas internacionais, calcular e interpretar os rácios referentes às politicas internacionais que influência o comércio. Deverá ainda saber analisar o comportamento do consumidor, conhecer algumas das características dos consumidores nos principais mercados e conhecer técnicas de marketing dirigidas para os mercados de exportação
Programa
O comércio internacional, a economia internacional e os Indicadores aplicados ao comércio internacional.
Teorias sobre comércio internacional: A abordagem mercantilista; Adam Smith e o conceito de vantagem absoluta; David Ricardo e o conceito de vantagem comparativa. As Nova Abordagens: Teoria da dotação factorial relativa, a Teoria do ciclo de vida (internacional) do produto e a Teoria da Vantagem Competitiva Nacional.
Os efeitos da abertura de mercados na economia (ganhos e perdas)
Organização Mundial do Comércio (OMC), os princípios e as disputas na OMC. As políticas e os conflitos comerciais dos dois Grandes Blocos e os Acordos regionais. Agenda DOHA
O Marketing internacinal e comportamento do consumidor. As dinâmica do comércio global. Estratégias de entrada no mercado internacional e a Investigação de mercados. Identificação de segmentos de mercado e o marketing mix em contexto internacional.
Métodos de Avaliação
- - Avaliação 2: Trabalho e apresentação - 60.0%
- - Avaliação 1: teste escrito - 40.0%
- - Avaliação 2: Trabalho e apresentação - 60.0%
- - Avaliação 1: teste escrito - 40.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Krugman P., Obstfeld M. (2005) Economia Internacional: teoria e política. 6. ed. Pearson Addison Welsey.
Hirshleifer, J. e Amihai, G. (1992) Price Theory and Apllications, Preentice – Hall, Englewood Cliffs, 1992
Tsakok, Isabelle (1990), Agricultural price policy: a practitioner´s guide to partial equilibrium. Cornell University Press: Ithaca and London, 1990
Gaisford, J., Kerr, W., (2001). Economic Analysis for International Trade Negotiations: The WTO and Agricultural Trade. Edward Elgar, USA.
Lipesy, R., Stilwell., J.A., Clarke, R., (1988). Práticas de economia Positiva., Vicens Universidad.
Kevin, R., Hartely, S., Berkowitz, E., Rudelius, W. (2007) Marketing, 8. ed., Mc-Graw-Hill, São Paulo.