Conhecimentos de Base Recomendados
Bilogia
Métodos de Ensino
Para a concretização dos objetivos da unidade curricular e a conferência das competências previstas aos alunos, o processo de ensino aprendizagem assenta:
No estudo de casos, acompanhado de um conjunto de instruções que levam o aluno a analisá-los, a tirar conclusões e a tomar decisões ou sugerir ações? na execução de trabalhos práticos de aplicação dos conceitos teóricos.
Resultados de Aprendizagem
Como resultado da aprendizagem, o aluno:
Conhece as vantagens e limitações do melhoramento florestal.
Conhece os métodos de propagação das plantas, a sua relação com as espécies e utilização no melhoramento.
Conhece a relevância do bioma ao nível do solo, em particular das micorrizas na conservação dos recursos e no melhoramento.
Reconhece que a resposta à seleção é função do controlo genético, dos métodos de seleção e do meio ambiente.
Conhece métodos e técnicas utilizados no melhoramento florestal.
Conhece as bases moleculares da hereditariedade e as vantagens vs restrições dos marcadores moleculares.
Reconhece a importância da gestão e conservação dos recursos genéticos florestais.
Programa
O melhoramento e a particularidade da floresta vs a agricultura
Os métodos de propagação das planta (seminal vs vegetativa), o tipo de planta (torrão vs raiz nua) e a sua relação com a espécie, a silvicultura e o melhoramento
O bioma ao nível do solo, as micorrizas e a sua relevância na nutrição, sanidade, tolerância a condições de stresse e na conservação dos recursos
Genética Quantitativa: as características quantitativas e a sua utilização no melhoramento. Os métodos de seleção, a heritabilidade e o ganho genético. O efeito do ambiente e a interação entre o genótipo e ambiente
Fatores que influenciam a evolução e a variabilidade genética das populações: a seleção natural, deriva genética, as mutações e fluxo génico
A estratégia no melhoramento: os ciclos de melhoramento; os sistemas de cruzamento; os testes de descendência e testes precoces
Estudo da diversidade genética, os marcadores moleculares
Estudo da variabilidade em espécies florestais. Conservação dos recursos genéticos
Métodos de Avaliação
- - Realização de minitestes teórico/práticos - 80.0%
- - Elaboração, apresentação e discussão de trabalhos - 20.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Eriksson, G.? Ekberg, I? Clapham, D. 2006 An introduction to forest genetics. SLU. http://vaxt.vbsg.slu.se/forgen/, Uppsala.
Collard, B.? Jahufer, M.? Brouwer, J.? Pang, E. 2005 An introduction to markers, quantitative trait loci (QTL), mapping and markerassisted selection for crop improvement: The basic concepts. Euphytica 142, 169196.
Commission of Forest Genetic Resources. 2001. Forest Genetic Resources Management and Conservation. France as a case study. INRA, Paris, E. Teissier Cros (ed.)